00:00
21° | Nublado

Decreto agiliza ações de enfrentamento da síndrome respiratória aguda grave

A dengue chegou antes no país como um todo, as doenças respiratórias também estão se estabelecendo nos estados com antecedência. (Crédito da foto: Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM)

Publicado em 30/04/2024

O Governo do Estado declarou na segunda-feira (29/4), situação de emergência em saúde catarinense, para prevenção e enfrentamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

O decreto autoriza a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promover requisição administrativa de bens e serviços de entidades privadas com ou sem fins lucrativos, além da edição de normas complementares ao documento oficial.

Além disso, institui em caráter excepcional e temporário um incentivo financeiro para atendimento de crianças com síndrome respiratória aguda grave, dentro da Atenção Especializada do Sistema Único de Saúde. Como explica a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto:

"Estamos tomando todas as medidas possíveis para ampliar a cobertura vacinal da gripe, porque já detectamos que 80% da taxa de ocupação dos leitos de UTI são de crianças de 0 a 12 anos com síndrome respiratória aguda grave", diz a secretária.

A vacina da gripe está disponível até o dia 31 de maio nas salas de vacina para o público prioritário, que são gestantes, puérperas, professores, profissionais da segurança pública, população com 60 anos ou mais, população com 6 meses de idade a 12 anos.

 

Da redação

Fonte: Secom

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!