00:00
21° | Nublado

Eficiência energética: projeto catarinense ganha prêmio internacional

O Programa Bônus Motor possibilita a economia de energia equivalente a consumida por 7,5 mil casas no período de um ano (Foto: Reprodução)

Publicado em 20/09/2020

A Celesc receberá o AEE International Awards, prêmio concedido pela Association of Energy Engineers (AEE) e que reconhece os trabalhos desenvolvidos na área de Eficiência Energética em todo o mundo, em cerimônia virtual no próximo dia 14 de outubro. A empresa conquistou o título na categoria Projeto Inovador de Energia do Ano 2020, com o Programa Bônus Motor, que substituiu motores antigos por novos, mais modernos e eficientes, utilizando um sistema de bônus financeiro.

O Programa promoveu a substituição de mais de 1,7 mil motores e representou uma economia de energia anual de 18,64 GWh, o que corresponde ao consumo de, aproximadamente, 7,5 mil moradias no mesmo período. Em motores, foram vendidos R$ 14,87 milhões, dos quais R$ 5,02 milhões foram pagos pela Celesc. Os clientes participantes tiveram um bônus médio de 33,78% na troca dos seus equipamentos.

O coordenador do Projeto Bônus Motor da Celesc, Arthur Rangel Laureano, explica que, para os participantes, essa foi uma maneira simples de reduzir grande parte do investimento necessário para comprar um motor de alta eficiência. “Para as empresas a diminuição do consumo de energia possibilitará o aumento da competitividade. O foco deste programa em sistemas de força motriz, responsável por praticamente 30% do consumo de energia elétrica no Brasil, a utilização de um sistema de registro e comercialização acessível via internet, e a percepção do bônus no momento da compra, fizeram com que a AEE reconhecesse a característica inovadora do Bônus Motor internacionalmente”, diz Laureano

O gerente da Divisão de P&D e Eficiência Energética da Celesc, Thiago Jeremias, afirma que esse é um reconhecimento importante para a Celesc que há 20 anos criou uma área específica dentro da empresa para desenvolver projetos voltados à Eficiência Energética e à Pesquisa & Desenvolvimento. “Para a Celesc é um orgulho contribuir com a atualização tecnológica do parque de motores elétricos utilizados em Santa Catarina, levando oportunidades de desenvolvimento a toda a cadeia produtiva e econômica catarinense, que reflete no trabalho e nos lares das pessoas e, principalmente, colaborar com a preservação da principal herança para as gerações futuras, que é o meio ambiente”, comemora.

Sobre o Programa Bônus Motores

O Programa Bônus Motores foi desenvolvido visando atender a Chamada PEE ANEEL nº 002/2015 e é voltado aos consumidores das classes Industrial, Comércio e Serviços, Poder Público, Serviço Público ou Rural, com registro no CNPJ e adimplentes com a Celesc, cujos motores antigos se encaixarem em requisitos como potência, ano de fabricação e tempo mínimo de operação. Sua finalidade é promover a eficiência energética por meio da substituição de motores elétricos antigos ou recondicionados por motores novos, mais modernos e mais eficientes, utilizando um sistema de bônus.

Sobre a Association of Energy Engineers (AEE)

A Association of Energy Engineers é uma sociedade profissional sem fins com mais de 18 mil membros em mais de 100 países. A missão da AEE é promover os interesses científicos e educacionais das pessoas envolvidas na indústria de energia e promover ações para o desenvolvimento sustentável.

Da redação