00:00
21° | Nublado

Empoderamento digital impulsiona mudança na vida de jovens em Florianópolis

Projeto Fênix incentiva o empreendedorismo, ensinando gratuitamente montagem e manutenção de computadores (Foto: Divulgação)

Publicado em 31/08/2016

A vontade de mudar o mundo é uma característica comum à maioria dos jovens. Para realizar sonhos e impactar o ambiente em que estão inseridos, muitos decidem empreender. O setor de tecnologia de Santa Catarina abriga mais de 5 mil empreendedores e está em franca expansão, reunindo 2.899 empresas, que empregam mais de 47 mil pessoas. Pensando em formar jovens empoderados digitalmente, inspirar o empreendedorismo e facilitar o acesso dos deles neste mercado, o Comitê para a Democratização da Informática oferece o Projeto Fênix, que ensina montagem e manutenção de computares.

A região Norte de Florianópolis recebe a nona turma do Projeto no Sapiens Parque, com 10 alunos, a partir desta segunda-feira (22). No continente, mais 14 alunos do Jardim Atlântico poderão vivenciar, até 16 de setembro, situações reais de uma empresa: desde a elaboração de orçamentos, até a manutenção e o relacionamento com clientes. O Projeto é realizado frequentemente em três lugares na Grande Florianópolis: Morro das Pedras, Jardim Atlântico e Cachoeira do Bom Jesus e é totalmente gratuito. As inscrições ficam abertas o ano todo no site do CDI ou pelo fone 3322-2020. Podem participar jovens com o ensino fundamental completo, ou em vias de terminar.

O curso é voltado para jovens que tenham entre 15 e 24 anos e além de ensinar o funcionamento do mecanismo de computadores, oferece aos alunos noções de como empreender nesta área. Neste ano, o  Projeto Fênix já formou 80 técnicos.“ Nosso objetivo é empoderar os jovens para que possam usar a informática e a internet como instrumento para a  transformação social”, destaca a coordenadora pedagógica do CDI, Cleusa Kreusch.

 

Da Redação