00:00
21° | Nublado

Espetáculo teatral “Pitoresca” em turnê catarinense

Foto: Layza Vasconcelos

Publicado em 03/05/2016

A Petrobras apresenta “Pitoresca”, mais recente espetáculo da Cia. de Teatro Nu Escuro, de Goiânia, que estará em Santa Catarina entre 5 e 10 de maio para cinco apresentações. A turnê começa em Jaraguá do Sul (5/5), segue para São Bento do Sul (6), Joinville (7 e 8) e Florianópolis (9 e 10). Todas as apresentações são gratuitas. As sessões de “Pitoresca” em Santa Catarina são parte da turnê nacional do espetáculo, que terá 40 apresentações em todo o Brasil.

Com direção e dramaturgia de Hélio Fróes, “Pitoresca” é a parte final da trilogia “Goyaz”, trabalho que apresenta de forma crítica e poética a formação do estado de Goiás. Antes dela, vieram “Plural“ (2012) e “Gato negro“ (2013). A montagem conta a história de uma velha índia, grávida, que observa a história do Brasil há mais de 400 anos. Nesse período, presenciou a formação das várias identidades brasileiras.

O texto se apoia em relatos de cientistas e artistas europeus, na autobiografia de um escravo africano e em diários de viagens de aventureiros e colonizadores que percorreram o Brasil. Esse conjunto de narrativas escritas entre os séculos 15 e 19 acaba por formar uma visão do nascer da globalização e das contradições do mundo moderno.

Sobre a companhia

Em atividade desde 1996, a Cia. de Teatro Nu Escuro foi formada na capital goiana por um grupo de atores e encenadores que desenvolvem uma estética própria, que tem suas vertentes mais fortes na investigação dramatúrgica, na música executada ao vivo pelo elenco e nas construções poéticas desenvolvidas com o teatro de animação.

Em 2013, a companhia foi contemplada pela Petrobras em seleção pública para patrocínio de manutenção de grupos de teatro de 2014 a 2016. O patrocínio deu origem ao projeto O Iconógrafo, que incluiu oficinas, seminários e apresentações que aprimoraram técnicas e propostas conceituais e estéticas para a montagem de “Pitoresca”.

SERVIÇO
Petrobras apresenta “Pitoresca”, da Cia. de Teatro Nu Escuro, em turnê em Santa Catarina
Gênero: Comédia dramática
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 60 minutos
Vídeo da peça: youtu.be/34hhtBcG1TE

Jaraguá do Sul
Quinta-feira, 5 de maio, às 20h
Teatro do Sesc (Rua Jorge Czerniewicz, 633)

São Bento do Sul
Sexta-feira, 6 de maio, às 20h
Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento (Rua Vigando Kock, nº 100)

Joinville
Sábado e domingo, 7 e 8 de maio, às 20h
Teatro do Sesc (Rua Itaiópolis, 470, América)

Florianópolis
Segunda e terça-feira, 9 e 10 de maio, às 20h
Teatro Sesc Prainha (Travessa Siryaco Atherino, 100, Centro)

Entrada grauita em todas as apresentações