00:00
21° | Nublado

Grande Florianópolis é a região mais atingida pelas chuvas intensas

Deslizamento do Morro dos Cavalos foi em decorrência do excesso das chuvas na região da Grande Florianópolis (Crédito da foto: Divulgação / Defesa Civil Palhoça)

Publicado em 15/04/2024

 De acordo com relatório emitido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil  e atualizado às 18h deste domingo, 14, em pelo menos sete municípios da Grande Florianópolis há registro de ocorrências, a maioria delas, em razão de alagamentos. Ao todo, 50 pessoas estão desalojadas. Famílias foram resgatadas e transferidas para locais seguros.

Principais ocorrências relatadas pelos municípios

  • Em São João Batista, moradores foram retirados pelo Corpo de Bombeiros Militar nas localidades de: Fernandes Cardoso, Carmelo Dentro, Colônia, Tijipio e Tajuba. As famílias afetadas no município foram remanejadas para a localidade de Nova Esperança.
  • Palhoça, na BR-101, altura do Morro dos Cavalos, equipes da concessionária que administra o trecho, da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Rodoviária Federal atuam na desobstrução total da via.
  • Em Florianópolis, houve um desabamento de muro e deslizamento de terra no bairro Costeira. Não houve vítimas e os moradores irão se deslocar para casa de familiares. Até o momento ocorreu o total de seis deslizamentos em encostas de morros e alagamentos crônicos em vias públicas no centro da cidade. Equipes da Defesa Municipal estão auxiliando a população.
  • Em Garopaba há vários pontos de alagamento, sendo que duas ruas principais do município estão bloqueadas.
  • Paulo Lopes há alagamentos crônicos que dificultam a mobilidade urbana local. Equipes já estão atendendo. O Rio Imaruí não está mais causando pontos de inundação, porém ainda está acima do nível.

Nenhum município solicitou Itens de Assistência Humanitária ou Decretos de Situação de Emergência, até o momento. Quanto aos danos e prejuízos, 40 pessoas estão desalojadas no município de Biguaçu, duas pessoas em Imbituba, e oito em São José.

Acumulados de chuva

A região litorânea de Santa Catarina tem enfrentado chuvas persistentes e volumosas desde a última quarta-feira (10/04). Em Palhoça, entre sábado,13 e o início deste domingo, 14, foram registrados 500 mm de chuva, volume quatro vezes maior do esperado para todo o mês de abril. Os acumulados nas últimas 24 horas mostram que vários municípios registraram volumes acima de 100 mm.

 

Maiores volumes de chuva registrados nas últimas 24 horas na Grande Florianópolis de acordo com estações meteorológicas oficiais da EPAGRI/Ciram, INMET e CEMADEN. (Crédito da foto: Divulgação)

Da redação

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Fonte: SECOM

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045