00:00
21° | Nublado

Imetro realiza Operação Ambiente Seguro em SC

Objetivo é reduzir a ocorrência de acidentes provocados por fogões a gás, panelas de pressão, cadeiras plásticas, escadas domésticas, entre outros itens (Crédito da foto: Divulgação / Imetro)***CLIQUE PARA AMPLIAR A FOTO

Publicado em 11/04/2024

O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) realiza em Santa Catarina a operação nacional Ambiente Seguro. Coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é executada pelos órgãos delegados nos estados e segue até 12 de abril.

O objetivo é fiscalizar o comércio varejista e atacadista em todo o país, para reduzir a ocorrência de acidentes relacionados a fogão a gás de uso doméstico, panela metálica e de pressão, extintor de incêndio, cadeira plástica monobloco, escada metálica e coifas/exaustor elétrico de uso doméstico.

O presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, comenta a importância das operações nacionais. “Essas ações são importantes para conscientização dos consumidores e se constituem uma oportunidade para retiramos do mercado produtos que apresentem fraudes ou irregularidades em relação a legislação vigente”, avalia.

Os produtos com foco na operação Ambiente Seguro são regulamentados pelo Inmetro e, portanto, devem exibir o selo de conformidade do Instituto, que é a evidência de que foram testados e atendem aos requisitos mínimos de segurança.

“Orientamos aos consumidores que, ao adquirirem esses produtos, busquem fazê-lo em mercados formais, com procedência comprovada e que possuam o selo do Inmetro”, alerta o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.

Durante todo o ano, o Inmetro e os órgãos delegados monitoram o mercado, realizando periodicamente operações especiais para reforçar a segurança dos produtos comercializados no Brasil, minimizando os riscos de acidentes para o consumidor.

Denúncias e acidentes de consumo

Consumidores que identificarem produtos sem o selo do Inmetro no mercado formal devem realizar denúncias à Ouvidoria pelo telefone 0800 643 5200 ou pelo e-mail: ouvidoria@imetro.sc.gov.br

Em caso de acidentes de consumo envolvendo qualquer produto ou serviço, como artigos escolares, os relatos devem ser feitos no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac).

 

Da redação

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Fonte: Secom

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045