00:00
21° | Nublado

Livro resgata coberturas jornalísticas da imprensa catarinense de 1970 a 2000

Foto: Reprodução

Publicado em 11/11/2014

Nesta quinta-feira, dia 13/11, será lançado o livro “Reportagens inesquecíveis - o jornalismo atuante em Santa Catarina de 1970 a 2000”. A organização da obra é de Ricardo Medeiros e Marcelo Passamai. O lançamento ocorrerá às 19 horas no espaço cultural Jerônimo Coelho, na Assembleia Legislativa. O selo é da Editora Insular.

Diversos jornalistas, entre eles Raul Sartori. colunista de política do Imagem da Ilha, foram convidados a selecionarem e relatarem algumas de suas experiências memoráveis no exercício da profissão. Repórteres, fotógrafos, editores, apresentadores narram suas histórias na primeira pessoa. Os relatos abordam desde como surgiu a pauta, como foi o contato com as fontes, dificuldades enfrentadas, tempo investido na investigação, equipe envolvida, o que mais marcou na cobertura, principais personagens. Ao todo 25 profissionais participam da coletânea, totalizando 27 depoimentos.

Ricardo Medeiros assinala que este tipo de obra é inédita em Santa Catarina. “Pela primeira vez no Estado, há agora um livro que reúna no mesmo espaço relatos de experiências profissionais de jornal impresso, rádio e televisão”. Medeiros, que é autor de outros sete livros, diz que a obra resgata mais de trinta anos de história do jornalismo catarinense. E não só isso; “traz à tona também a história e trajetória dos profissionais que foram testemunhas dos mais diversos acontecimentos, sejam no Brasil ou no exterior”.  

Para Marcelo Passamai, outro autor da obra, Reportagens Inesquecíveis, pode ser visto como um resumo ocular e auricular de uma época que ficou marcada não apenas por fatos inusitados, revolucionários ou desafiadores. Mas por uma fase em que a capacidade e a emoção eram predominantes.

Os organizadores

Ricardo Medeiros: Doutor em Rádio pela Université du Maine, França. Autor de sete obras, entre as quais: O que é radioteatro, CBN Diário: uma luz no apagão e No tempo da sessão das moças. Professor do Centro Universitário Estácio de Sá e Assessor de Comunicação Social da Secretaria de Educação de Florianópolis.

Marcelo Passamai: Jornalista, com pós graduação em Marketing, escritor e artista plástico. Trabalhou em vários veículos editorias e de televisão de Santa Catarina, foi diretor de Comunicação do Governo do Estado, Secretário de Comunicação na Prefeitura Municipal e Assessor de Imprensa da Câmara de Vereadores de Florianópolis. Atualmente é editor de um veículo independente e atua na área de assessoria de imprensa. Membro da Academia de Letras do Brasil.
 
Da redação