00:00
21° | Nublado

Projeto interativo do artista Luciano Martins propõe experiências sensoriais para crianças


Publicado em 21/10/2014

Estimular a criatividade dos pequenos por meio de atividades inspiradas nas obras do artista plástico Luciano Martins. Essa é a proposta do projeto Ateliê Kids Luciano Martins, que acontece até o dia 31/10 no shopping Iguatemi. Idealizado para atender crianças em faixa etária de formação plurisensorial e cognitiva, dos 4 aos 11 anos, o evento terá um circuito de atividades lúdicas e sensoriais em diferentes estações. O evento é gratuito e funciona das 14h às 20h.

Na estação multimídia, será apresentado um vídeo sobre a vida e obra do artista. Na estação mini exposição, os pequenos poderão conferir trabalhos de releituras do artista em seis quadros selecionados por ele para compor o espaço, como Monalisa, Abaporu e O Grito. Na estação Ilustrações, as crianças encontrarão um ambiente lúdico que as incentiva a fazerem associações e intervenções - os pequenos poderão interagir com as ilustrações produzidas por Luciano Martins, aplicando e associando-as aos quadros imantados, montando assim uma nova obra sob o olhar peculiar de cada criança. Já em Pinturas, elas poderão aprender a colorir usando as técnicas do artista.

As crianças serão recepcionadas na entrada do projeto e acompanhadas e instruídas por monitores durante todo o circuito. O objetivo é oferecer um ambiente de interação artística e cultural para os pequenos.

Sobre o artista

A arte esteve sempre presente na vida de Luciano Martins. Sua carreira começou como publicitário, em Porto Alegre, onde recebeu mais de duzentos prêmios. Radicou-se em Florianópolis em 1994, onde começou a esboçar os seus primeiros traços como artista plástico. Em 2008, deixou a publicidade para dedicar-se exclusivamente às artes plásticas. Já são mais de 70 mostras em seu currículo, incluindo exposições internacionais em países como Itália, Portugal, França, Estados Unidos e Argentina.

Seu trabalho ganhou popularidade por conta da característica lúdica e do universo de cores em que navega. Atualmente, Luciano assina coleções para a Cacau Show, Uatt, Pet Nap e Marisol. Empresta os seus quadros para ilustrar o cenário de algumas novelas e programas da Rede Globo. O artista também apóia instituições como a APAE, ABRALE, Amigos da Escola, Instituto Voluntários em Ação e Hospital Infantil Joana de Gusmão. Suas obras ainda figuram em coleções particulares de experts e celebridades como Ivete Sangalo, Gustavo Kuerten, Romário, Julio Iglesias, David Guetta, entre outros.

Da redação