00:00
21° | Nublado

SC terá os primeiros prédios com selo de saúde, conforto e bem-estar

Os primeiros lançamentos devem acontecer ainda nesse ano, na Praia Brava e dois em Porto Belo e que contam a consultoria da Petinelli.

Publicado em 10/04/2024

Santa Catarina é reconhecida como o lugar de maior valorização imobiliária no Brasil, especialmente quando se fala do seu litoral. Agora, o estado está perto de uma nova conquista: lançar os primeiros edifícios residenciais com certificação internacional de saúde, conforto e bem-estar, elevando ainda mais o padrão dos empreendimentos na região.

Para receber o selo WELL, é necessário medir o desempenho da edificação e comprovar que ela atende os padrões internacionais em 10 critérios: ar, água, nutrição, luz, movimento, conforto térmico, som, materiais, mente e comunidade.

Os primeiros lançamentos devem acontecer ainda nesse ano e contam a consultoria da Petinelli, empresa de engenharia líder no Brasil em desempenho e bem-estar em edificações, com 52% de todos os edifícios certificados LEED Platinum no Brasil, incluindo o de maior pontuação do mundo (103 pontos).

O anúncio foi feito durante o Fórum Real Estate, que reuniu investidores e empresários do setor imobiliário em Itajaí (SC) e Curitiba (PR), na última semana. O evento é uma parceria estratégica entre a Petinelli e o WTC.

O CEO da Petinelli, Guido Petinelli, explica que diferente do selo LEED, mais voltado para a eficiência e redução de custos operacionais do prédio em si, os empreendimentos com o selo WELL estão voltados para proporcionar a melhor experiência ao usuário.

“Não se trata apenas de marketing, mas realmente de medir o desempenho da edificação para comprovar, na prática, que ela realmente oferece os maiores índices de saúde, conforto e bem-estar aos moradores, seguindo os padrões internacionais”, comenta Guido.

O fundador e Diretor de Conceito da ZAH Empreendimentos, Ricardo Zanella, revela que a empresa terá três lançamentos dentro desse novo conceito de morar, dois em Porto Belo (SC) e um na Praia Brava, em Itajaí (SC).

“O mundo está mudando e nós precisamos nos adaptar a essas mudanças que estão acontecendo. E a sustentabilidade é justamente essa preocupação com o futuro, com as pessoas que vão morar nesses edifícios”, destaca.

A Axia Vectra prepara-se para lançar o seu primeiro edifício com a certificação internacional de saúde, conforto e bem-estar WELL, também na Praia Brava, em Itajaí. Segundo o fundador da incorporadora, Mario Cezar Castro de Aguiar, adotar um padrão construtivo que privilegie esses fatores está alinhado ao propósito da empresa.

“Nós procuramos entregar para os nossos clientes o maior valor agregado possível. Por isso, damos atenção especial ao planejamento de cada edifício para que o cliente receba o melhor imóvel, dentro da sua capacidade financeira”, ressalta Aguiar.

A Região Sul lidera o movimento de construções sustentáveis no país. De acordo com o CEO da Petinelli, 30% dos edifícios com mais alto nível de certificação estão nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Esse número é três vezes maior do que a média mundial. Para se ter uma ideia, os alemães estão em 16%. O índice é inclusive superior ao do Sudeste: no eixo Rio-São Paulo, o número de construções sustentáveis de alto desempenho não passa de 7%.

Da redação

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045