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85% da frota de veículos por app deve ser elétrica no Brasil
Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mercado de veículos eletrificados deverá bater um novo recorde no fechamento de 2022, 40% acima de 2021

Foto: Internet/ Reprodução **Clique para ampliar

Publicado em 17/01/2023

Ainda que a frota de carros eletrificados ainda seja um objeto de desejo para muitos brasileiros por conta do preço elevado, para os motoristas de aplicativo essa realidade está cada vez mais próxima. Isso porque as empresas de transporte por aplicativo devem ser um dos principais líderes para a adoção de carros elétricos no Brasil.  

Em um ano, o número de veículos eletrificados cresceu mais de 40%. O total de vendas de janeiro a novembro de 2022 chegou a 43.658 unidades, um crescimento de 43,40% em comparação com o mesmo período de 2021.

No Brasil, a estimativa é de termos até 2040, 11 milhões de automóveis eletrificados circulando, o que corresponde a 20% de toda a frota. Segundo o levantamento, os veículos elétricos vão ao encontro do modelo de negócio do transporte por aplicativo, tanto pela alta rodagem e previsibilidade das áreas de deslocamento, quanto pela utilização do veículo preferencialmente nos centros urbanos. Dessa forma permitindo a otimização do uso em relação aos pontos de carga. 

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Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa especializada em soluções para todo o ecossistema de eletromobilidade, afirma a importância de políticas públicas para o desenvolvimento do setor. “Para que os motoristas de aplicativo possam, de fato, usufruir dos benefícios da eletrificação dos seus automóveis, é necessário ter um planejamento nacional para o desenvolvimento da estrutura para o carregamento no Brasil. Ainda faltam projetos efetivos, mas as recentes declarações da nova gestão do governo Federal são passos importantes para podermos ver uma maior ampliação do número de profissionais de aplicativo utilizando os carros elétricos”, declarou.

Nas grandes metrópoles do Brasil, os números de eletropostos já estão se tornando um problema para os usuários,por dois motivos importantes, primeiro por conta da falta de mais eletropostos espalhados pela cidade e segundo pelo tempo  que cada recarga precisa para completar o preenchimento. São Paulo possui hoje 445 eletropostos, seguido de Rio de Janeiro com 120 postos, Brasília 90 e Belo Horizonte com 70 postos. 

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Ainda de acordo com a pesquisa, o Custo Total de Propriedade (TCO) do veículo elétrico para quem faz uso intenso do carro, como os motoristas de aplicativo, deve ser similar ao do automóvel à combustão muito antes daqueles que utilizam o carro para fins pessoais. 

Os dados mostram que até 2040, 85% da frota de veículos por aplicativo deve ser elétrica, o que equivale a quatro vezes mais ao estimado para os carros de uso particular, com 21%. Quanto à receita com os veículos elétricos devem atingir a marca de US$ 65 bilhões, em torno de R$ 340 bilhões, na cotação atual. 

Ricardo David conclui, afirmando que a eletrificação do setor é irreversível. “O Brasil tem o potencial para ser um grande exemplo de eletrificação. Nós temos aqui o lítio, nós temos a capacidade de produção e temos o mercado. Neste momento, precisamos de um planejamento estratégico para o desenvolvimento nacional”, completou.

Fonte: Elev

Da redação

 

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