00:00
21° | Nublado

Nissan América do Sul trabalha pela Equidade Racial
Montadora promove treinamentos, parcerias, workshops e conteúdo de valor sobre o tema

Objetivo é compreender quando fala-se em diversidade, equidade e inclusão, para gerar maior consciência organizacional (Foto: Nissan/ Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 31/01/2023

Remover os preconceitos do caminho para o futuro. Educar e treinar para a empatia no dia a dia, partindo das pequenas coisas. Viver sob o princípio que a dignidade das pessoas está sempre em primeiro lugar. Olharmos uns aos outros e nos reconhecermos como iguais.

"Na Nissan, colocamos sempre as pessoas em primeiro lugar. Aprendemos com quem sabe, ouvimos quem tem história para contar, os nossos protagonistas. Temos a missão global de avançar rumo a uma organização cada dia mais igualitária e entendemos esse caminho por meio da troca e do exercício", disse Alejandra Fehrmann, apoiadora do ERG Racial Equity e Diretora de Comunicação da Nissan América do Sul. 

Jeep Gladiator ganha dose extra de proteção

O objetivo, de acordo com ela, é compreender melhor quando fala-se em diversidade, equidade e inclusão, para gerar maior consciência organizacional. Cada uma das ações e alianças realizadas por nossos Employee Resource Group (ERG) constrói nossa visão e nosso processo de transformação. Estamos caminhando para uma organização que vive a diversidade com mais consciência.



De acordo com a assessoria da montadora, o ERG (Employee Resource Group), ou grupo de afinidade Racial Equity da Nissan América do Sul, está trabalhando com a certeza que a consciência da igualdade racial se aprende e se transmite e que um futuro sustentável deve ser construído colocando as pessoas em primeiro lugar.

Por isso, em 2021 iniciou-se uma série de treinamentos, parcerias, workshops e conteúdo de valor sobre o tema, com colaboradores voluntários como protagonistas, desenvolvendo a diversidade e o respeito como pilar de desenvolvimento na empresa.

Alianças para uma educação inclusiva

Uma das chaves para o crescimento e aprendizado em qualquer âmbito é ouvir aqueles que sabem. Rodear-se daqueles que sabem transmitir. Por isso, a Nissan América do Sul está trabalhando em parceria com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), por meio da qual buscou acelerar a promoção da igualdade racial dentro da organização.

Benefícios: Stellantis firma parceria com startup mineira

Junto com o ID_BR, foram realizados workshops e treinamentos online em toda a América do Sul e presenciais no Complexo Industrial de Resende, no Rio de Janeiro, totalizando mais de 2.000 colaboradores na região. Nestes workshops foi trabalhada uma melhor compreensão daquilo que se entende quando falamos de raça, etnias e igualdade, buscando gerar uma maior consciência e inclusão.

Além disso, por meio da parceria com o ID_BR, a Nissan aderiu ao selo "Sim à Igualdade Racial", uma ferramenta criada pelo instituto para conscientizar e dar suporte às empresas nas ações pela igualdade racial.

O que é a igualdade racial?

Com o objetivo de aprender a transformar a realidade, a Nissan apresentou a "Cartilha Racial", com conteúdos fundamentais para a alfabetização racial dos colaboradores da empresa. É uma ferramenta que convida a repensar e aprofundar as noções, situações e atitudes com que nos deparamos todos os dias. Com seções que incluem um glossário de expressões racistas, o desenvolvimento de conceitos valiosos como o Racismo Estrutural, uma Classificação de Grupos Raciais e um Calendário de Diversidade Étnico-Racial, esta cartilha busca construir com uma visão mais inclusiva da sociedade.

 

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br