00:00
21° | Nublado

A Praia de Jurerê está pronta, e antes do prazo
Apesar da promessa da entrega no aninversário da Cidade, nova área de areia foi finalizada antes

O engordamento da Praia de Jurerê foi finalizado com sucesso. As fotos foram gentilmente enviadas pelo leitor Pedro Deeke. *** CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 10/03/2024

 O alargamento de Jurerê, iniciado em 26 de fevereiro e finalizado ontem, 9 de março, ocorreu nos 3,38 km entre o costão do lado tido como Internacional até cerca de 50 metros do costão do trecho conhecido como Tradicional que faz divisa com Canajurê, que não foi alargado por conta do Rio das Ostras. Nessa extensão foi espalhado um volume de 500 mil metros cúbicos de areia. 

E, embora tenha sido feito durante a alta temporada, assim como nas outras duas praias alargadas, também ocorreu sem transtornos para a administração municipal e para quem procurou a praia. Afinal, foi adotada a estratégia de interditar temporariamente as áreas que estivessem sendo trabalhadas, com as devidas sinalizações, liberando-as assim que fosse autorizado pelos bombeiros, o que aconteceu a cada dois a três dias.
 
Uma curiosidade de cunho ambiental que vale ser destacada foi o fato de que, diferente do que se viu em Canasvieiras, principalmente, a draga não “puxou” redes de pesca ou cabos de aço que se encontravam no fundo do mar. Isso comprova a limpeza das águas e, sobretudo, da jazida marítima - apenas conchas vinham junto com a areia dragada.
 
Mais sobre a obra em Jurerê

 


Após a finalização das obras, a praia de Jurerê que em alguns pontos não tinha sequer uma faixa de areia dada a erosão costeira, passou a contar inicialmente com 40 metros de largura em toda a extensão contemplada. Sendo que a expectativa é a de que essa faixa se estabilize em 30 metros com a conformação natural pela maré meteorológica dentro de sete anos. “Essa dinâmica está dentro do processo de monitoramento de sedimentos”, informou o secretário de infraestrura Rafael Hahne.
 
As obras contaram com as devidas licenças ambientais provisória e de instalação do IMA, e autorizações da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Elas representaram um investimento de R$ 24,79 milhões, sendo que metade desse valor foi pago pelo governo do Estado.
 
O trabalho da draga auto-transportadora de arrasto (tipo Hopper) holandesa Lesse - resistente às intempéries, o que permitiu atuar mesmo em dias de chuva - correspondeu à escavação de areia do fundo do mar dali de Jurerê. Mais especificamente, de jazida submarina de até 2,5 metros de profundidade localizada a 1.350 metros de distância da orla, de mesma coloração e granulatura (dimensão) da que já perfazia a praia.

O interessante é que esse trabalho aconteceu 24 horas por dia, salvo quando foi preciso suspender as operações por conta da passagem de golfinhos pela região. E funcionou assim: após extrair o material, a draga era deslocada até 200 metros da orla – essa distância evitava que ela encalhasse na areia da praia em si - para ser acoplada a uma tubulação de 450 metros. Mas só a parte da tubulação que flutuava sobre a água é que ficava posicionada perpendicularmente à praia; o restante da tubulação ficava “em terra”, em paralelo à faixa de areia que estava sendo alargada. Efetuado o acoplamento, a draga bombeava a areia para transportá-la pela tubulação até o balneário e, na sequência, ela era espalhada por tratores. Tal processo foi repetido inúmeras vezes até a conclusão da obra.

Da redação

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045