00:00
21° | Nublado

As pretensões políticas de Carlos Moisés, e mais!

Carlos Moisés (Foto: Ricardo Wolffenbuttel/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 15/02/2023

Afinação

  Aparentemente, não existe dificuldade de diálogo do setor cultural de SC com o federal, contrariamente o que andou prevendo o deputado Marquito (Psol), com a indicação do santista Rafael Nogueira para o comando da Fundação Catarinense de Cultura. Anteontem, Nogueira e a servidora de carreira Ana Lígia Becker participaram de uma ampla reunião com representantes de todos os Estados a respeito da Lei Paulo Gustavo. Sob auspícios do Ministério da Cultura. Melhor assim.

 

Subentendido

   O governador Jorginho Mello sancionou uma lei que tem tudo para ser judicializada pelos partidos de esquerda, que abominam iniciativas desse quilate. Ela cria a Semana Escolar de Combate à Violência Institucional Contra a Criança e o Adolescente de SC. Alguns entendidos já traduziram, a seu modo, que ela é, nas suas entrelinhas, uma tentativa de botar para escanteio o programa Escola Sem Partido no âmbito educacional catarinense.

 

Credencial

   Evandro Neiva, oficializado como secretário de Estado de Turismo, teve padrinhos poderosos. Empresário, que agora vai deixar a pasta municipal do Turismo de Itajaí, teve como torcida todo o staff internacional da The Ocean Race, maior competição de vela do mundo, da qual ele é coordenador no Brasil. Também contou pontos a seu favor sua dedicada atuação pela retomada de Itajaí como escala de transatlânticos de turismo.

 

Candidato

   Em entrevista para uma rádio sulina, o ex-governador Carlos Moisés afirmou que tem, sim, projetos políticos para 2026, entre os quais de candidatar-se a prefeito. Teria sido convidado para concorrer em Florianópolis, Laguna e Tubarão.

 

Bombeiros voluntários

   Várias câmaras de vereadores de SC estão aprovando moções se posicionando contra projeto aprovado na Câmara dos Deputados que institui a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. Nada demais se não estabelecesse restrições às atividades das corporações voluntárias, inclusive proibindo que usem as denominações “bombeiros” e “corpo de bombeiros”.

 

Bombeiros voluntários I

    Em SC há 32 corporações do gênero, que atendem mais de 1,6 milhão de habitantes em 50 municípios. Sua frota atual é de 340 veículos de emergência disponíveis. No âmbito estadual o primeiro posicionamento é do coronel Fabiano de Souza, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares. É “frontalmente contra” o projeto, que coloca os bombeiros voluntários na ilegalidade.

 

Farol imundo

   A imprensa sulina está denunciando uma situação vergonhosa: a incrível poluição, principalmente por esgoto, além de lixo de todo tipo, do histórico Farol de Santa Marta e seu entorno, em Laguna.

 

Mulher

  Felizmente, as mulheres são alvo de atenções nos primeiros projetos de lei apresentados este ano no Legislativo estadual. Um, do deputado Jessé Lopes (PL), assegura a elas o direito de acompanhamento em consultas e procedimentos médicos e obriga a presença de acompanhante em procedimentos que envolvam sedação da paciente.

 

Autoidentificação

  Não é só a linguagem neutra que começa a confundir. Deve vir a público proximamente a chamada autoidentificação de gênero parental, proposta pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT) no Supremo Tribunal Federal (STF). Entre as recomendações está a retirada dos termos “pai” e “mãe” dos documentos oficiais e sua substituição por “genitor 1” e genitor 2”.

 

 8 de janeiro

    O senador Esperidião Amin (PP-SC) sugeriu aos próximos integrantes da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) que solicitem ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Presidência da República, a divulgação ampla das informações sobre os ataques de 8 de janeiro, que hoje estão restritas aos parlamentares do colegiado. Em ofício enviado pelo GSI, o relatório estava classificado como reservado. Para Amin, os dados devem ser de conhecimento público. Estranho que há muitos que não queiram. Hum...

 

Apoio indesejado

   A 2ª Vara Cível de Brusque deu liminar a Luciano Hang para ordenar a plataforma Facebook que tire do ar página em apoio a ele. O perfil “Luciano Hang - Apoio", com mais de 600 mil seguidores, só tem lhe dado aborrecimentos e confusão, por ser usado com fins diversos, inclusive para venda de produtos. O dono da Havan continua com suas redes sociais bloqueadas por ordem do “supremo” Alexandre de Moraes.

 

Efeito ianomami

   Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal, o Ministério Público Federal em SC defende a adequação da alimentação escolar indígena mediante a contratação de nutricionistas para atuar nas escolas indígenas nas regiões de Chapecó e Xanxerê. O pedido consta de ação civil pública ajuizada contra o Estado de SC, rejeitada pelas instâncias inferiores, que atribuem tal responsabilidade à União, via Funai.

 

Referência mundial

    A próxima edição do Concurso Brasileiro de Cervejas, em março, em Blumenau, consolida o evento como um dos maiores do mundo. São 4.085 amostras inscritas por 565 cervejarias (12% a mais que 2022) de 25 Estados - a maior participação na história. “Nos consolidamos como uma referência mundial, um feito e tanto para nosso país, diante de tanta representatividade”, comemora Develon da Rocha, presidente da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura, organizadora do evento.

 

Linguagem neutra

   Não só o governo central como o Supremo Tribunal Federal, querem impor a linguagem neutra nas escolas brasileiras. O curioso é que esta polêmica tão inoportuna não tirou do silêncio os jornalistas, as academias de letras, os educadores, as associações de pais e alunos, os juristas, os puristas, etc.

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br