00:00
21° | Nublado

Câmara aprova criação da Procuradoria Especial da Mulher
Na mesma sessão, vereadora Carla Ayres foi agarrada e beijada à força por colega

A Procuradoria da Mulher é mais um espaço para fazer a denúncia, a Câmara tem cinco mulheres muito ativas, essa procuradoria vai ser um lugar para mulheres buscarem ajuda e defenderem seus interesses”, enfatizou o vereador Roberto Katumi Oda (PSD), presidente da Câmara. (Foto: Divulgação/ CMF) **Clique para ampliar

Publicado em 08/12/2022

Nessa quarta-feira, 07, a Câmara Municipal de Florianópolis aprovou a Procuradoria Especial da Mulher, que tem como objetivo atuar no combate à violência e à discriminação contra as mulheres, acolhendo, fiscalizando e qualificando os debates de gênero.

“Não temos somente que punir os agressores, mas temos que evitar que essas violências aconteçam, discutindo esse tipo de situação nas mais variadas esferas possíveis, como na educação, assistência social, estruturas de órgãos públicos, e na saúde”, declara a vereadora Carla Ayres (PT).

A Procuradoria tem como papel fundamental receber e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias e anseios das população feminina no combate às violências de gênero, buscando maior eficácia no atendimento às mulheres ou as pessoas vítimas de violência, ampliando o alcance das ações e dos trabalhos, de forma cooperada e em rede com órgãos públicos e instituições. 

Em Santa catarina aproximadamente 70 municípios já possuem a Procuradoria Especial da Mulher em suas Câmaras. A previsão é que até o final deste ano mais 20 cidades catarinenses devem implantar o órgão em seus legislativos. "A Procuradoria da Mulher é mais um espaço para fazer a denúncia, a Câmara tem cinco mulheres muito ativas, essa procuradoria vai ser um lugar para mulheres buscarem ajuda e defenderem seus interesses”, enfatizou o vereador Roberto Katumi Oda (PSD), presidente da Câmara. 

Conquista feminina

A importância de políticas públicas voltadas para o tema e a representatividade feminina é imprescindível para a mudança de paradigma na superação de estigmas culturais reproduzidos na sociedade, foram destacados pela vereadora Maryanne Mattos (PL). “Reforço que é para olharmos para dentro de casa também, para as mulheres da Câmara, da prefeitura, dos órgãos públicos e empresas. Isso é muito importante. Temos que pôr nas políticas públicas limites para termos resultados reais, e não só resultados momentâneos.”

O vereador Renato da Farmácia (PSDB) em sua fala destacou o quanto a cada momento se tem mais confiança no que a mulher faz, no que fala, na verdade que tem e na transparência dos seus atos e atitudes. “A hora que essa casa abre a Procuradoria da Mulher, ela põe uma diferença na discussão, as mulheres nesta casa eram tão raras e em tão pouca quantidade, hoje já temos cinco mulheres aqui, e virão mais, isso é só um reflexo dos mais de 50% de mulheres que têm no Brasil. A maior conquista atualmente é o engrandecimento do respeito pelo o que as mulheres fazem”, afirmou o vereador Renato Geske (PSDB).

Denúncia de assédio agita Câmara da Capital

O vereador Marquinhos Silva (PSC) está sendo denunciado por “assédio explícito” pela vereadora Carla Ayres (PT) numa cena flagrada pelas câmeras do Legislativo municipal durante a sessão dessa quarta-feira, 07, no mesmo dia em foi aprovada uma pauta tão importante para a população feminina.


Carla Ayres (PT) foi agarrada a força pelo vereador Marquinhos (PSC) - Foto: Internet/Reprodução

 

As imagens mostram o vereador “agarrando” e beijando à força a colega. Carla está registrando um boletim de ocorrência por importunação sexual e violência política de gênero. “Foi um assédio contra meu corpo e que manifesta a forma como os homens lidam com mulheres em vários espaços, inclusive nos espaços institucionais”, acusa a petista. Em nota, Marquinhos Silva pediu desculpas e admitiu ter abordado a vereadora “de maneira inconveniente e sem sua autorização”.
 

TV Imagem da Ilha: Assista ao momento do assédio clicando AQUI.


 

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI