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Coluna Leonardo Soares - 2ª quinzena de março/2018


Publicado em 28/03/2018

 

Opa! Estamos de volta!

Depois de algum tempo de "férias" da minha coluna de Tecnologia aqui no Imagem da Ilha, esse ano vamos começar com essa coluna sobre Marketing Digital e Vendas Online.

O objetivo aqui será mostrar um pouco de como funciona esse universo do Marketing Digital e da Internet, e como você, como Comprador(a) ou como Empresário(a) pode se beneficiar disso.

E para começarmos, deixa eu te perguntar…

Você sabe o que as pessoas fazem na internet? Já parou pra pensar nisso?

Eu vou te dizer uma coisa:

A verdade é que todos nós fazemos as mesmas coisas na Internet

 

Isso mesmo...

 

Independente da sua idade, sexo, classe social ou interesses, eu te garanto que você, eu, sua família, seus amigos, qualquer pessoa aqui no Brasil ou lá no Japão tem apenas 4 comportamentos na internet. São apenas 4 tipos de site que as pessoas entram na internet.

 Os 4 sites que as pessoas acessam na internet
 
1º: Redes Sociais

Facebook, LinkedIn, Instagram, Pinterest, Snapchat, seja qual for a rede social, independente de ser homem, mulher, da idade ou classe social, as pessoas acessam alguma rede social.

 
2º: Google

Eu tenho certeza que você entra no Google para pesquisar alguma coisa ao menos 1 vez por semana, independente de ser alguma coisa pra comprar ou de ser alguma pesquisa sobre conteúdo. Mas que todo mundo na internet pesquisa no Google, isso pesquisa.

 
3º: Conteúdo

Portais de notícias, blogs, ferramentas online ou conteúdo em geral. Todo mundo na internet vai atrás de conteúdo que tenha informações para resolver os seus problemas.

 
4º: Email

Por mais que falem mal do email, ele ainda está (muito) vivo. As pessoas acessam as suas caixas de Email. Independente de ser Gmail, Hotmail, Yahoo, Outlook ou a caixa de emails das suas empresas, as pessoas acessam seus emails quase todos os dias.

 

Agora eu quero falar com os empresários de Floripa...

 Você sabe o quê a sua empresa tem a ver com isso?

Bom… você alugaria uma loja em um shopping que não entra ninguém?

Você anunciaria em um jornal que ninguém lê?

É a mesma coisa! Se você sabe onde o seu cliente está na internet, não é muito mais fácil estar presente lá também, para atraí-lo e depois fazer uma venda?

Claro que não é tão simples assim, mas só de você estar presente nesses 4 lugares, já vai facilitar muito pra você, já vai gerar muito mais vendas, ou pelo menos pedidos de orçamento para o seu produto ou serviço.

 

Então agora deixa eu te perguntar:

1) Quando o seu cliente entra no Facebook (se essa é a rede social que ele acessa), por acaso ele recebe no feed de notícias dele alguma postagem da sua empresa?

Sim?

Show de bola: 1 ponto para a sua empresa.

 

2) Quando seu cliente vai ao Google e pesquisa pelo seu produto/serviço e o nome da sua cidade (se você vende regionalmente), nos 3 primeiros resultados tá o site da sua empresa?

Se sim, muito bom! 2º ponto para sua empresa

 

3) Quando ele pesquisa algum conteúdo para resolver algum problema da vida dele, que seja relacionado com o produto ou serviço que você vende, ele pode entrar no site ou blog da sua empresa e esse conteúdo vai tá lá?

Se sim, 3º ponto para sua empresa.

 

4) E agora, quando ele entra no email dele, ele recebe algum email da sua empresa? Seja de venda ou de relacionamento?

Sim? Parabéns! 4º ponto para sua empresa!

Quantos pontos a sua empresa tem?

Agora…. a grande questão: a sua empresa realmente tem esses 4 pontos? Ela está presente nesses 4 tipos de site que o seu cliente acessa? Para pra pensar…

 
Quer fazer um teste agora?

Vai lá no Google e faz a seguinte pesquisa: “seu principal produto + Florianópolis”. Vê se o seu site tá entre os 3 primeiros lugares.

Se não tá, eu te garanto: você tá perdendo muuuuuito dinheiro.

Então começa a pensar:

Como que você poderia estar entre os primeiros lugares do google?
Como que, quando a pessoa abrir os emails dela, pode ter um email da sua empresa lá?
Como que, quando a pessoa tiver um problema e ela precisar de uma informação, o site/blog da sua empresa pode ser a primeira opção que ela vai procurar?

 

Pensa nisso…

 

Nas próximas colunas eu vou colocar mais dicas. Mas isso é muito importante!

Esses 4 pontos são essenciais para você conseguir vendas usando a internet.

Porque você vai simplesmente atrair o seu cliente na internet até você, e vai gerar mais pedidos de orçamento e mais vendas.

 

Entendeu?

Se você gostou dessa coluna, compartilhe com seus amigos e conhecidos que são empresários! E me envie um email com temas que você gostaria de saber mais que eu vou preparar para as próximas colunas. Ok?

Um abraço e até a próxima!

 

 


Sobre o autor

Leonardo Azevedo Soares

Gerente de marketing e novas mídias do Imagem da Ilha, nerd e colunista de tecnologia do jornal.


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