00:00
21° | Nublado

Coluna Tecnológicas - 1ª quinzena de agosto

Foto: Reprodução

Publicado em 02/08/2016

Pokémon Go [FOTO]

Como não começar a coluna falando da maior febre mundial? O Pokémon Go foi lançado no dia 6 de Julho nos EUA, Australia e Nova Zelândia e já dominou o mundo. Mesmo em países que o jogo ainda não foi liberado, milhões de jogadores já conseguiram baixar e estão jogando noite e dia. Se você ainda não ouviu falar sobre esse fenômeno, é um jogo baseado no desenho Pokémon (que passava no final dos anos 90 e início dos 2000). A grande sacada do é que todo mundo que assistia ao desenho sempre sonhava em sair na rua e capturar Pokémons; e com o jogo isso é possível. Você tem que caminhar pela cidade para o seu boneco se mover, e aí os Pokémons começam a aparecer e você pode clicar para capturá-los. Mas quando você clica no Pokémon, o jogo mostra o bichinho em Realidade Aumentada; ou seja, ele abre a câmera do seu smartphone e você o vê bem na sua frente, como se estivesse no mundo real. Eu estava de férias na França e comecei a jogar por lá mesmo. Na hora fiquei viciado (já fui líder de ginásio e tudo) hehehe. Só que no momento que estou escrevendo a coluna o jogo ainda não foi liberado no Brasil, mas espero que ele já esteja disponível quando você estiver lendo.

Surfando a onda dos Pokémons

Junto com o viral do Pokémon Go, muitas iniciativas de empreendedorismo e marketing surgiram para surfar essa onda. Bombou no Facebook a foto de uma menina americana que montou a PokéStop Shop: uma barraquinha com lanches e bebidas, localizada ao lado de uma PokéStop (um local do jogo onde os jogadores podem pegar itens gratuitos). Algumas lojas já se adiantaram e pediram para a empresa que desenvolveu o jogo para colocar uma PokéStop nos seus estabelecimentos, e assim atrair mais pessoas para o local. E aqui no Brasil, o app VivaReal Imóveis, que conecta imobiliárias, corretores e clientes em busca de imóveis, adicionou uma “camada Pokémon”. Agora, ao buscar um apartamento ou casa no app, além de ver se há padarias, hospitais e outros estabelecimentos na vizinhança, também é possível ver se tem ginásios Pokémon e PokéStops. Cada dia surge uma nova notícia, pois o pessoal está sendo bem criativo para usar o jogo para alavancar negócios.

A Internet das Coisas está chegando…

Volta e meia eu falo por aqui da Internet das Coisas (Internet of Things), que é a tecnologia em que os objetos estão todos conectados à internet e podem ser controlados automática e remotamente. Um dos últimos lançamentos é um ar-condicionado da Electrolux que pode fica conectado à sua rede WiFi e pode ser controlado pelo seu smartphone da Apple ou Android. Então sabe aquele problema de ter que chegar em casa no calor e esperar para que o ambiente fique fresquinho? Não vai mais existir, porque você vai poder ligar o ar-condicionado ainda na rua, e chegar em casa quando já estiver frio. É o futuro chegando, ou não é?

Memórias do Snap

A última novidade do Snapchat é o recurso Memories. Com ele, todos os snaps que você salvou (e que ficavam salvos no Rolo da Câmera) agora ficam salvos no próprio Snapchat. Basta arrastar o dedo de baixo para cima que você poderá ver todas as memórias salvas. A vantagem de ter salvo no Snap e não na Câmera é que fica muito mais fácil de visualizar.

Eu já estou usando e gostei muito. Como acabei de fazer uma viagem, posso ver todos os snaps organizados por data e local. Muito bom! Mas um aviso: uma vez que o recurso é ativado, os próximos snaps que você salva passarão a ficar apenas dentro no Snapchat, e não mais no seu aparelho. Para salvar no telefone também é preciso ir nas configurações e marcar para salvar no Snapchat e no telefone.

Alugue um carro (ou ganhe dinheiro alugando o seu) 

E para fechar a coluna, gostaria de falar de um site que conheci há pouco, mas que gostei bastante! O Fleety é como se fosse um AirBnb para carros; ou seja, se você tem um carro que de vez em quando fica parado na garagem e quer ganhar um dinheiro alugando-o, basta se cadastrar em fleety.com.br, definir o valor que gostaria por hora, dia ou semana, e esperar uma pessoa fazer contato para alugar. Se você não tem um carro, mas precisa de um de vez em quando, basta entrar no site e escolher um que você goste e esteja dentro do seu orçamento. Tanto o locador quanto o locatário têm um perfil no site (com CNH, email, telefone e mídias sociais verificados), dizendo quem é e com avaliações de locações anteriores. E a negociação e o pagamento ocorrem de forma on-line e antes da locação, sem dor de cabeça pra ninguém. Ah, e o melhor! Normalmente essas novidades demoram pra chegar ao Brasil, ainda mais em Florianópolis… Mas, pelo que vi, o site é brasileiro e Floripa é uma das 4 cidades em que o serviço está disponível. Muito legal! Eu, particularmente, adoro esses serviços de compartilhamento, em que as pessoas usam os bens apenas quando precisam, pagando menos e tendo um serviço melhor, por isso gostei bastante do Fleety e estou indicando para todos aqui na coluna :)


Sobre o autor

Leonardo Azevedo Soares

Gerente de marketing e novas mídias do Imagem da Ilha, nerd e colunista de tecnologia do jornal.


Ver outros artigos escritos?