00:00
21° | Nublado

COMCAP anunciou greve na manhã desta terça (12), mas plano emergencial do executivo já está em andamento

SINTRASEM confirma continuidade da grave mesmo prefeitura alegando ilegalidade (divulgação SINTRASEM)

Publicado em 12/03/2024

Na manhã desta terça-feira (12/3), a COMCAP (Companhia Melhoramentos da Capital) anúncio paralisação do serviço por tempo indeterminado. O anúncio foi feito após assembleia com os trabalhadores da autarquia.

Os motivos pelo estado de grave foram, por parte do SINTRASEM, a renovação do acordo coletivo, investimento no serviço público, manutenção dos direitos trabalhistas e o fim da terceirização do serviço da coleta de lixo.

Em nota, o SINTRASEM explica o direcionamento da entidade, “Só o prefeito pode evitar a greve da categoria atendendo nossa pauta, investindo na Comcap e renovando o acordo coletivo sem rebaixar salários”.

Por outro lado, segundo o executivo municipal, o ato grevista tem motivação política uma vez que as negociações com o sindicato ainda não foram concluídas, já que  a data-base dos servidores, anualmente, ocorre em abril. O município já ingressou no judiciário com pedido da ilegalidade da greve. Além disso, iniciou o desconto dos dias parados no salário dos servidores, e também começa a abrir processo de demissão dos grevistas.

Plano emergencial de coleta de lixo

Em entrevista ao Imagem da Ilha, o prefeito garantiu há um plano de contingência emergencial para suprir as necessidades de coleta e limpeza da cidade. Para isso disse Topázio "utilizaremos a empresa tercerizada que já nos atente no Norte, Continente e Leste da Ilha para nos suprir emergencialmente a coleta de lixo no Centro e no Sul da Ilha. Com isso vamos administrar o problema, mesmo que com algum prejuízo para a população".

Em relação as alegações do SINTRASEM sobre perda salarial e benefícios, o prefeito afirma que não houve perda salarial ou benefícios já existem para os servidores. E continua: "no ano passado, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) cancelou o acordo coletivo que estava em negociação. Agora os aqueles benefícios não estão mais em discussão devido o acordo coletivo ter sido cancelado pelo Tribunal, mas isso o sindicato não conta para os servidores".

Novas equipes

Para além das regiões Norte, Continental e parte do Centro, atendidas pela empresa terceirizada e onde a coleta de resíduos opera normalmente, seis novas equipes terceirizadas serão acionadas para realizar a coleta na Bacia do Itacorubi, Leste e Sul da Ilha, ao longo desta terça-feira, 12. A partir de amanhã, 13 de março, serão dez equipes adicionais trabalhando nas regiões citadas.

 

Da redação

fonte PMF

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045