00:00
21° | Nublado

O olhar aguçado de Renato Souza
Fotógrafo apresentará exposição “O voo das gaivotas” no Varal da Trajano

Renato recebeu premiação no Festival Internacional de Fotografia de Brasília, em 2018 (Fotos: Acervo pessoal/Renato de Souza) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 12/04/2022

As paisagens recebem uma nova vida através das lentes do fotógrafo Renato de Souza. Nascido em Florianópolis, há duas décadas ele se dedica a registrar momentos que poderiam ser esquecidos se não fosse pelo seu olhar aguçado. Recentemente ele participou de um coletivo de fotos no Varal da Trajano, no centro da capital, que rendeu uma matéria especial aqui no portal. Agora ele prepara a sua exposição solo no mesmo evento, que acontecerá no dia 30 deste mês.

Casado, pai de dois filhos e avô de um menino e uma menina, Renato foi criado em São José, onde passou toda a sua infância, mas diz que se considera mesmo um “manezinho da Ilha”. Começou a fotografar quando trabalhava como laboratorista fotográfico em um veículo de comunicação da capital catarinense, revelando filmes e ampliando as fotos dos fotógrafos. Foi então que despertou nele o gosto pela fotografia. É em Florianópolis que ele encontra grande parte das paisagens que enfeitam as suas exposições e também se entrega ao seu lado aventureiro como ciclista e “trilheiro”. “As paisagens são meu ponto forte”, afirma.

Uma delas tem um significado ainda mais especial para Renato. A foto que ganhou o título de “Arquitetura rural” foi premiada no Festival Internacional de Fotografia de Brasília, em 2018. O registro aconteceu quando ele estava de passagem pelo sítio de um amigo em São Pedro de Alcântara. “Fomos dar uma volta pela rua da sítio e eu avistei essa casa que estava com as portas e janelas pintadas com as cores do arco-íris”, relembra.


O registro da foto premiada "Arquitetura rural" aconteceu 
quando o fotógrafo estava de passagem pelo sítio de um amigo em São Pedro de Alcântara
 

Varal da Trajano

O convite para participar do Varal da Trajano foi feito pelo amigo e fotógrafo - já falecido - Paulo Goeth, um dos organizadores do evento. A primeira exposição individual “Do outro lado da Ilha”, em 2018, apresentou uma coletânea de fotos feitas nas trilhas da cidade. Já a segunda exposição “Meu olhar fotográfico”, em 2019, apresentou ao público as fotos selecionadas por Renato dos vários anos de fotografia. A terceira participação individual na mostra será no sábado, 30 de abril, com “O voo das gaivotas”, que promete surpreender os visitantes com 25 imagens.

Para registrar os voos das gaivotas, Renato conta que esteve na Praia de Itaguaçu e no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, e na Praia da Pinheira, em Palhoça. “Tive que ter bastante tempo, sorte e paciência, mas valeu a pena”, afirma o fotógrafo.

Confira mais algumas imagens com exclusividade:


Que imagens inspiradoras, não é mesmo? A exposição completa estará disponível no dia 30 de abril, no Varal da Trajano - Rua Trajano, em frente ao Palácio Cruz e Souza, das 08h às 14h.
 

 

Texto escrito por Gabriela Morateli dos Santos


Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!