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Os momentos da verdade

(Foto: Divulgação)

Publicado em 25/04/2018

Você sabe quais são os momentos da verdade da sua empresa? Ou melhor: você sabe o que são momentos da verdade? E o momento zero da verdade, você conhece? Entender este conceito é determinante em suas vendas online e hoje eu proponho dar mais essa dica!

Vou lhe ensinar um pouco sobre o ZMoT, ou Momento Zero da Verdade. Vamos lá?

Os momentos da verdade acontecem toda vez que o seu cliente tem algum tipo de contato com a sua empresa. Mas, de que maneira?

Momentos da Verdade Presenciais

Digamos que uma pessoa vá ao bar. Ela entra no local: primeiro momento da verdade. Como é o ambiente? A iluminação é adequada? O local está limpo e agradável? É neste momento em que a pessoa forma uma opinião sobre o bar.

Segundo momento da verdade: ela vai buscar uma mesa para sentar. Como está a organização das mesas? Tem lugar para sentar?

Após encontrar uma mesa, ela recebe o cardápio para fazer o seu pedido. Este é o terceiro momento da verdade.

Chega o momento em que ela entra em contato com o garçom e esse atendimento influi fortemente na opinião do cliente em relação ao estabelecimento.

E por aí vai.

Todo e qualquer contato que um cliente tenha com o seu negócio é um momento da verdade. Seja ao receber o pedido feito, ao utilizar o banheiro do bar, ao pagar a conta ou ao sair do local. E todos os momentos da verdade irão influenciar, positiva ou negativamente, a opinião do cliente sobre o seu negócio.

Bom, agora você deve estar se perguntando o porquê de eu estar falando de momentos presenciais se o nome dessa coluna é “Mundo Digital”….

O que aconteceu foi que com o surgimento da internet, principalmente com o Google, houve uma mudança de comportamento dos consumidores - nascendo o que foi chamado de Zero Moment of Truth, ou Momento Zero da Verdade.

O que é o Momento Zero da Verdade?

O ZMoT nada mais é do que a etapa anterior ao primeiro contato de um consumidor com determinado produto/serviço, ou seja, é quando ele busca informações pela internet.

Utilizando o mesmo exemplo do bar, o momento zero da verdade acontece quando a pessoa digitar “bar em Florianópolis” e a lista de sites surgir no Google. Quais são os resultados da primeira página? Se você fosse o dono do bar: seu estabelecimento estaria ali?

IMAGEM

Sem dúvidas, o seu posicionamento nos mecanismos de busca irá influenciar tanto a opinião do cliente quanto será determinante para que as pessoas tomem a decisão de ir até o seu local.

Voltando ao contexto do bar. Digamos que você esteja viajando pra São Paulo e deseja ouvir música sertaneja numa casa noturna. O que você faria? Buscaria no Google por “balada sertaneja São Paulo” ou algo do gênero, não é mesmo?

Agora, vamos dissecar este pensamento para entender de vez o Momento Zero da Verdade: você sabe o que quer encontrar, mas desconhece quem entrega o serviço que deseja, portanto, você faz uma pesquisa para descobrir onde estão estes locais. Se não houvesse a internet, você provavelmente perguntaria a alguém da cidade.

Como a internet é uma dádiva, perguntamos ao Google.

Agora que você tem uma lista de resultados de acordo com os termos pesquisados, pergunte-se: você iria a algum lugar que não está na lista? Não, pois você sequer saberá da existência destes locais.

Acredito que agora você deva ter entendido a importância de cuidar dos momentos da verdade, principalmente do ZMoT!

 

Chegou a hora de descobrirmos Seu Momento Zero da Verdade

 

Como está o Momento Zero da Verdade da sua empresa? Quando você digita no Google o seu produto/serviço e a cidade onde atua, sua empresa está na primeira página dos resultados?

 

Eu aconselho que você faça essa busca agora! Pare tudo que está fazendo, abra uma nova aba no seu navegador e faça uma busca do seu principal produto ou serviço e o nome da sua cidade. Não use o nome da sua empresa, pois normalmente o público do seu negócio não conhece o seu negócio… ainda!

Lembre-se: se uma tarefa demora menos de 2 minutos para ser executada, não a deixe para depois!

E aí? Seu site está nos primeiros colocados da pesquisa? Ou é o do seu concorrente?

Se você não está satisfeito com o resultado, chegou a hora de tomar uma atitude para melhorar isso.

 

 

Se você gostou dessa coluna, compartilhe com seus amigos e conhecidos que são empresários!

E me envie um email com temas que você gostaria de saber mais que eu vou preparar para as próximas colunas. Ok?

 Um abraço e até a próxima!

Leonardo Soares

 


Sobre o autor

Leonardo Azevedo Soares

Gerente de marketing e novas mídias do Imagem da Ilha, nerd e colunista de tecnologia do jornal.


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