00:00
21° | Nublado

Pioneirismo na Capital: animais de famílias carentes terão tratamento gratuito de leishmaniose

A cachorra Many, que é portadora da doença, assinou o projeto de lei da leishmaniose, em 2021, ao lado do prefeito à época, Gean Loureiro, e da sua tutora, a vereadora Pri Fernandes (Fotos: PMF/ Divulgação **Clique para ampliar

Publicado em 23/01/2023

A cidade de Florianópolis é a primeira do Brasil a oferecer exames e tratamento medicamentoso para animais com leishmaniose de famílias carentes. Oferecer o tratamento e custear os remédios se tornou obrigatório depois de uma lei de origem da própria Prefeitura em 2021, com a indicação da vereadora Pri Fernandes. No Brasil, o protocolo do Ministério da Saúde prevê eutanásia em animais com a doença e que não estejam em tratamento.

De acordo com a Prefeitura, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foi realizada uma investigação e varredura em áreas com a presença do mosquito-palha, agente transmissor da doença leishmaniose. Em locais cujas famílias são carentes, o município já oferecia gratuitamente a coleira repelente que ajuda a manter o mosquito longe dos animais. Além disso, os animais também são investigados através de exames. Em caso positivo para a doença, a família pode optar pelo tratamento. Se comprovado baixa renda, agora a prefeitura doa o medicamento.

Na coluna do Urbano: Popstar homenageia revolucionária catarinense, e mais!

“Não achávamos justo que famílias carentes tivessem apenas a opção da eutanásia. Por mais que este seja um protocolo nacional, acreditamos que Florianópolis poderia ir além e oferecer os remédios. Animais se tornaram parte integrante das nossas famílias”, explicou o prefeito Topázio Neto.

Cachorra Many ficou famosa por ter assinado a lei

A cachorra Many ficou nacionalmente conhecida e até virou meme por ter assinado o projeto de lei da leishmaniose. Ela é portadora da doença e esteve em 2021 ao lado do prefeito à época, Gean Loureiro, e da sua tutora, a vereadora Pri Fernandes. 
 


Assista ao vídeo na TV Imagem da Ilha
 


Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br