00:00
21° | Nublado

Raul de Sexta
Porque não? l Choque na votação l Trabalho pela liberdade l Recorde catarinense e muito mais

A erva mate no humor de Ed. Carlos ***CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 19/04/2024

Porque não?

No Rio Grande do Sul a erva-mate conquistou no ano passado o status de patrimônio imaterial cultural, devido a sua importância como produto agrícola e por seu profundo significado social e econômico. Perguntar não ofende: o que falta para SC fazer o mesmo?

 

Juventude

A juventude de SC, que constituiu o maior segmento da população, não vem recebendo atenção política. Tem até o Estatuto da Juventude, criado por lei de 2013, mas não regulamentado. E dos 295 municípios  em apenas oito há conselhos municipais da juventude ativos.

 

Pedofilia 

Diante da informação de que SC ocupa, em números absolutos, a quarta posição no Brasil em casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes, o deputado estadual Carlos Humberto (PL) acha que é o momento de o Legislativo estadual dar celeridade para aprovar projeto de sua autoria que cria o Cadastro de Pedófilos e de Agressores Sexuais no Estado.

 

Faixa exclusiva

Ficou pronto para votação em plenário projeto de lei prevendo a implantação de faixa exclusiva ou preferencial para veículos automotores de duas rodas, motos, motocicletas, motonetas e ciclomotores nas rodovias estaduais de SC. Não seria muito mais importante adotar tais faixas, primeiramente, no perímetro urbano das cidades?  É ali que estão os grandes problemas de mobilidade e, consequentemente, causadores de acidentes.

 

Choque 1

A ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, chocou a plateia, sexta-feira, em evento na Assembleia Legislativa, ao informar que na Câmara dos Deputados 17 mulheres votaram contra a lei da igualdade salarial e que no Senado foi questionada por um senador se ela “queria que ele pagasse o mesmo salário para um gerente homem e para uma gerente mulher”.

 

Choque 2

No mesmo evento a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Rosaura Rodrigues, mostrou-se braba com o governador Jorginho Mello, a quem critica pela ausência de políticas públicas para as mulheres. “Um Estado que só tem o nome de mulher”, afirmou, questionando que nada acontece a favor delas apesar dos 57 feminicídios em 2022, 56 em 2023 e nove neste ano, até agora.

 

Impasse

Não se discute as melhores intenções do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, que enviou uma missão a SC para investigar denúncias de violência contra moradores de rua. Mas não sejamos hipócritas, por favor: como conduzir qualquer ação diante de normativa do Supremo Tribunal Federal, proibindo remoções forçadas?

 

Melhor do mundo

O queijo catarinense Morro Azul, produzido pela Vermont Queijos Especiais, de Pomerode, foi o grande vencedor do 3º Mundial de Queijo do Brasil, realizado em São Paulo, concorrendo com 1.900 “candidatos” desde a fase inicial. Anunciado sexta-feira, venceu pelo seu sabor suave e massa super cremosa, envolvido por uma cinta de carvalho. Para comê-lo, corta-se a tampa e se come apenas o seu conteúdo interior, cremoso. A Vermont é dos irmãos Juliano e Bruno Mendes, que em passado recente foram os criadores da apreciada cerveja Eisenbahn.

  

Rebaixamento

 A propósito do início do Campeonato Nacional de Futebol da Série A, sábado, em diferentes avaliações dos analistas de futebol na grande mídia nacional foi possível constatar uma quase unanimidade: o Criciúma, que começou empatando com o Juventude em 1 a 1, foi colocado, desde já, como fortíssimo candidato ao rebaixamento para a série B, secundado pelo próprio Juventude. A conferir.

 

Trabalho pela liberdade 1

Fato que se deve enaltecer: o programa Trabalho pela Liberdade, desenvolvido pelo governo estadual para a utilização da mão de obra de detentos, em troca da remissão de pena, é um sucesso. Oito mil dos 24.700 apenas do Estado já estão participando do programa, distribuídos por vários municípios.

 

Trabalho pela liberdade 2

A propósito, o Senado analisa um projeto de lei que obriga o preso a trabalhar e a indenizar danos causados pelo crime cometido antes de ter direito à progressão do regime. Permite ainda que entidades privadas gerenciem o trabalho dos detentos. O relator é o senador Sergio Moro (União-PR).

 

Recorde

 A maratonista catarinense Márcia Narloch, 55 anos, 1,52 metro de altura, que hoje é personal trainer na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde ensina crianças e idosos a se exercitarem, ainda é, após 24 anos, detentora do recorde brasileiro, com o tempo de 02:34:18, conquistado em 7 de maio de 2000, na Maratona Internacional de Porto Alegre. Uma marca esquecida que merece ser lembrada, sempre.

 

Prática abusiva

O Ministério Público de SC agiu oportunamente, em Joinville, ao firmar acordo extrajudicial com estabelecimento comercial que estava impondo ao consumidor um valor mínimo de compra para receber o pagamento via cartão de crédito, débito e Pix.

 

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045

 

 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?