00:00
21° | Nublado

TECNOLÓGICAS - 1ª QUINZENA DE SETEMBRO


Publicado em 05/09/2016

Internet lenta [FOTO]

Você já teve a impressão de que a velocidade da internet da sua casa tá muito mais devagar do que o pacote que você contratou? (Acho que todo mundo passa por isso…) Bom, tem um site que faz o Speed Test, que é o teste de velocidade da sua internet. Ele é gratuito e bem simples de fazer. Entre em BrasilBandaLarga.com.br/index.php/SpeedTest e clique em Iniciar. Em alguns segundos ele vai calcular a Velocidade de Download (para receber arquivos e informações) e a Velocidade de Upload (para enviar arquivos e informações). A velocidade que você contrata é a de Download; então se ela estiver muito abaixo que está no seu contrato, pode ligar para operadora e reclamar.

Copiando o Snapchat

Mês passado foi lançada a maior cópia do mundo digital nos últimos tempos: o Instagram Stories. No ano passado o Facebook tentou comprar o Snapchat. Chegaram a oferecer alguns bilhões de dólares, mas as ofertas não foram aceitas. Mark Zuckerberg não gostou nada disso e avisou: “se eu não posso comprar, vou fazer um igual”. E ele fez! O Instagram Stories é uma cópia descarada do Snapchat mesmo. Quando você abre o Insta, no canto superior esquerdo tem um sinal de +. Basta clicar ali e depois é igual ao Snap. Você clica no botão no meio pra tirar uma foto, ou segura para gravar um vídeo, e depois pode editar e postar para todos os seus seguidores do Insta. Agora, o dono do Snapchat deve tá pensando: “será que eu devia ter aceitado aqueles bilhões?”

Mas o Snap também não pára

Enquanto o Instagram lançou o Stories, o Snapchat segue se aprimorando também. A última novidade foi a integração com o app Bitmoji. O Bitmoji permite que você crie Emojis (carinhas) e bonecos parecidos com você. Assim você pode fazer um Snap e colocar diversas figurinhas com o seu desenho pessoal. Eu já fiz o meu e achei bem legal hehe. Baixa aí o Bitmoji e faz o seu também!

Pokémon Go causando pelo mundo

Pokémon Go também foi lançado no início do mês passado no Brasil e já gerou algumas histórias inusitadas. Já teve gente que foi assaltada, e até atropelada, enquanto jogava (pois é preciso caminhar pelas ruas para encontrar os monstrinhos), e outros viajaram o mundo atrás de pokémons raros. Mas algumas situações realmente chamaram a atenção por aqui: (1) no Congresso Nacional, o pokémon mais comum é o Rattata (um rato); e (2) o Ministério da Educação aproveitou a onda e mandou a seguinte mensagem para os estudantes através de suas redes sociais “O ENEM te dá uma oportunidade de conseguir um aplicativo melhor [do que o Pokémon Go], o Empre Go”.

Remédios na hora certa e com preço baixo 

Uma StartUp (empresa de tecnologia) aqui de Floripa que está crescendo bastante e ficando bastante famosa no Brasil inteiro é o Dr. Cuco. Mas, diferente do que você pode pensar, não se trata de um aplicativo de jogo ou rede social. O Dr. Cuco é um app gratuito que veio para facilitar a vida de quem tem que tomar remédios constantemente. Como funciona: você baixa o app, cadastra os medicamentos que tem que tomar e quando, e recebe lembretes nos horários para te lembrar. Você também terá o histórico de medicamentos que tomou e pode cadastrar a carteirinha do seu plano de saúde no app, para tê-la sempre com você. E para completar, o aplicativo ainda faz uma pesquisa do medicamento em farmácias on-line para encontrar o melhor preço. É uma boa, né?

Dropbox Paper

Quem salva (ou cria e edita) seus arquivos na nuvem vai gostar dessa! O Dropbox lançou o Dropbox Paper, que é um concorrente do Word Online e do Google Docs. Com ele é possível criar e editar documentos de texto on-line e (é claro) salvá-los diretamente na sua pasta do Dropbox. As edições são básicas, como escrever o texto, acrescentar links, fotos e alguns outros elementos, mas mesmo assim já quebra um galho pra quem tem que alterar um arquivo rapidamente pelo celular.

Precisando de um personal?

Com a onda Fit que o Brasil está vivendo (e com a chegada do verão) tem muita gente querendo entrar em forma e buscando um Personal Trainer pra ajudar. Mas como encontrar um? Normalmente você só vai conseguir por indicação de amigos ou da academia… mas com o FitFly você pode encontrar diversos deles no seu celular. Neste aplicativo, você seleciona o local onde mora e ele mostra Personal Trainers cadastrados nesta área. Além da foto, nome e depoimentos de clientes, o app também mostra o trabalho que o profissional faz e o valor de cada aula. Ah, e normalmente a primeira aula é gratuita ou por um preço bem camarada.


Sobre o autor

Leonardo Azevedo Soares

Gerente de marketing e novas mídias do Imagem da Ilha, nerd e colunista de tecnologia do jornal.


Ver outros artigos escritos?