00:00
21° | Nublado

TECNOLÓGICAS - 1ª QUINZENA DE ABRIL


Publicado em 01/04/2016

Vão cortar a sua internet!

Pois é, infelizmente isso pode acontecer... A partir de 2017, a ANATEL autorizou as operadoras de internet ADSL a deixar de contar seus planos apenas por velocidade (como é hoje, de 2 a 100 MegaBytes por segundo) e passar a contar por quantidade de dados. Basicamente, será igual ao seu smartphone: quando chegar ao limite do uso, a operadora corta ou reduz drasticamente a velocidade da internet, ou seja, um grande retrocesso e uma medida que será muito ruim para nós consumidores. Um plano intermediário de hoje (15Mbps) dará direito de 80GB a 100GB (GigaBytes) de dados por mês. Olhando o número, pode parecer bastante, mas em uma casa com 4 pessoas, onde todas têm smartphone, notebook, e talvez uma SmartTV, esse volume vai fácil! Vídeos em alta resolução no Youtube, games online e Netflix vão pesar bastante nesse novo modelo. Para saber mais sobre o seu contrato, acesse http://bit.ly/internet-banda-larga-2017 e entre em contato com a sua operadora.

 

Novo iPhone SE: 5 por fora e 6S por dentro

Muita gente (inclusive eu), vinha reclamando do tamanho dos novos iPhones 6, 6S e Plus. E a Apple resolveu ouvir esses consumidores. Em 21 de março ela lançou o novo iPhone SE (Special Edition), com tela de 4 polegadas e hardware top de linha; basicamente é um iPhone 5 por fora e um 6S por dentro. As vendas já começaram nos EUA e em mais 11 países, mas ainda não tem data para chegar ao Brasil.

 

Robô da Apple

Junto com o lançamento do iPhone SE e de outros produtos, a Apple apresentou um novo programa de coleta de iPhones para reciclagem chamado Renew, que visa reaproveitar peças e reduzir o impacto ambiental do descarte de smartphones. E a grande estrela desse programa é o robô Liam, que é capaz de desmontar iPhones em apenas 11 segundos. Se você quiser vê-lo em ação, basta acessar http://bit.ly/apple-liam. Graças à velocidade do robô, a Apple espera desmontar 1,2 milhão de iPhones por ano, e enviar seus componentes de metal para empresas de reaproveitamento. Para descartar o seu iPhone, é preciso se dirigir a uma Apple Store, que no Brasil só existe no Rio de Janeiro ou em São Paulo.

 

WhatsApp no painel do carro 

O sistema automotivo do Google, o Android Auto, está chegando com tudo! Ele fica instalado no painel do carro e conecta o smartphone através de um cabo. A partir daí, todas as notificações de aplicativos do celular aparecem na tela do carro. Para o WhatsApp, o interessante é que não é possível ler as mensagens, elas aparecem em forma de áudio e o sistema do carro lê em voz alta para você. Pra escrever funciona do mesmo jeito: você fala e o sistema escreve. E claro, não é só o Whats que funciona; muitos aplicativos, principalmente de voz, como o Skype e o Hangouts, podem ser usados de forma muito útil para quem está dirigindo. A lista completa de carros que já vêm com o sistema instalado pode ser visualizada em http://bit.ly/android-auto-whats.

 

Instagram mais parecido com o Facebook

Mês passado o Instagram anunciou que vai mudar a ordem que as publicações de outros usuários aparecem no seu aplicativo. Desde 2010, quando foi lançado, as fotos e vídeos sempre apareceram por ordem cronológica, mas agora o app terá um algoritmo, assim como o Facebook, que vai ordenar as publicações baseado na probabilidade de você se interessar pelo conteúdo, no seu relacionamento com a pessoa que está publicando e no momento em que a publicação se deu. A principal diferença entre o algoritmo do Facebook e do Instagram é que o do Face não mostra todas as publicações de amigos e páginas que o usuário curte, já o Insta garantiu que vai continuar mostrando tudo. É esperar para ver se será mesmo assim, ou se as marcas vão ter que começar a pagar para que suas postagens cheguem a todos os seguidores também no Instagram.

Waze: melhor horário de saída 

O Waze, aplicativo que mostra o trânsito em tempo real, lançou uma nova funcionalidade que deve ajudar bastante os usuários de cidades com bastante engarrafamento: os “Percursos Planejados”. Agora, o usuário coloca no aplicativo o endereço de destino e o horário que precisa chegar, e ele mostra o horário que é preciso sair, de acordo com o trânsito em tempo real. E se não há um horário pra chegar ao destino, ele mostra quais são os horários com menos trânsito, baseado na média dos últimos dias. Assim, se você tiver uma flexibilidade de horários, pode economizar bastante tempo no trânsito.


Sobre o autor

Leonardo Azevedo Soares

Gerente de marketing e novas mídias do Imagem da Ilha, nerd e colunista de tecnologia do jornal.


Ver outros artigos escritos?