00:00
21° | Nublado

TECNOLÓGICAS - 1ª QUINZENA DE JULHO

Carro do Google Foto: reprodução

Publicado em 02/07/2015

ContenTalks

Não poderia começar a minha coluna de julho sem falar do ContenTalks, o Congresso de Marketing de Conteúdo. Foram 8 dias com 39 palestras on line e grátis das maiores autoridades do Brasil nos campos de Marketing e de Conteúdo. Ao todo reunimos mais de 5.000 pessoas e tivemos mais de 26.000 acessos ao site, em apenas 3 semanas de divulgação. O evento foi um sucesso! Agora seguimos com um grupo Premium, do qual faz parte o querido leitor do Imagem da Ilha, Silvio Wonsovicz.

Spotify que se cuide

Nem deu tempo do Tidal, app de stream de música criado por Jay Z, estrear no mercado para tentar competir com o Spotify e ele já foi jogado para escanteio. Mês passado, ninguém mais, ninguém menos que a Apple estreou o seu serviço de música: o Apple Music. Na prática não tem muita diferença entre ele e o Spotify, mas o que conta bastante é o poder de fogo da Apple e a vantagem de já instalado automaticamente nas novas verões de iOS. Abre o olho, Spotify!

Carro do Google 

A ideia, ou protótipos, de Self Drive Cars (carros auto dirigíveis) não é nova, mas parece que está chegando cada vez mais perto da realidade. Em maio o Google afirmou que até julho já teria alguns de seus carros em circulação. E cumpriu! No dia 18 de junho alguns carros começaram a circular por Mountain View, na Califórnia, ainda em fase de testes. O carro é dirigido automaticamente e não passa de 25 milhas por hora, mas há direção e pedais para que um motorista possa dirigi-lo também. Essa é uma das fases de testes no calendário da empresa, que pretende produzir o carro em massa até 2020.

Novo brinquedinho da Polaroid

A Polaroid lançou nos EUA um novo modelo da sua câmera fofinha, a Cube. O novo modelo, chamado de Cube+, é um cubinho que tem dimensões de apenas 3,5 cm e não tem visor, mas você pode conectá-la por Wi-Fi com o seu smartphone para visualizar as fotos, assim como a Go Pro. Apesar de pequena, ela tira fotos de 6 megapixels em 124º de abertura e consegue gravar até 90 minutos em 1080p full HD. Além disso, dá pra molhar, pois resiste até 1,5m debaixo d’água. Sinceramente, acho que é mais um brinquedinho do que algo prático. Mas que deve ser um brinquedinho bem legal, ah isso deve.

O fim dos táxis?

Se tem um app que está dando o que falar no mundo inteiro, esse app é o Uber. Você usa o aplicativo para encontrar um motorista particular nas redondezas. A grande vantagem sobre os táxis é que normalmente é um serviço mais premium, porém muitas vezes mais barato. Daqui a pouco deve chegar em Floripa, cidade turística com maior número de táxis por habitante e com a bandeira mais barata (ironia). Não é a toa que ele vem sendo alvo de protesto de taxistas no mundo inteiro, que dizem que o serviço é ilegal. Pode ser que sim... mas isso só porque a lei, a regulamentação, é burra e protege o controlador do mercado, e não os usuários. Acho que não será o fim dos táxis, mas assim como WhatsApp, Netflix e Airbnb, o Uber chegou para revolucionar o mercado a favor dos usuários. Por isso é a empresa de capital fechado mais valiosa do mundo.

App do momento!

Depois do Snapchat, o novo app queridinho do momento é o Periscope. Desenvolvido pelo Twitter, ele permite que você transmita vídeos ao vivo pelo seu celular e tenha interações dos seguidores durante a transmissão. Lembra da Twitcam? Então, é a mesma coisa, só que mobile. O app em si é muito bom, só que depende totalmente da conexão da internet. Por isso eu sugiro não tentar fazer um streaming usando 3G ou 4G, pode ser que seus seguidores fiquem na mão.

 

 


Sobre o autor

Leonardo Azevedo Soares

Gerente de marketing e novas mídias do Imagem da Ilha, nerd e colunista de tecnologia do jornal.


Ver outros artigos escritos?