00:00
21° | Nublado

TECNOLÓGICAS - 1ª QUINZENA DE JUNHO


Publicado em 03/06/2016

O Google vai cuidar da sua casa (foto)

No meio de maio, no evento Google I/O 2016, a gigante da tecnologia mostrou quais serão as novidades que em breve chegarão ao mercado. E é para uma delas que eu gostaria de dar destaque: o Google Home. O Home é um dispositivo, parecido com uma caixa de som, que poderá gerenciar toda a sua casa. Como? Ele possui conexão com a internet e com outros aparelhos da sua casa que sejam Android, microfone e caixas de som. Você pode pedir, por voz, pra ele tocar uma música, mostrar um filme na sua SmarTv e até fazer buscas no Google, que ele te responde também por voz. No futuro, assim como o Echo, da Amazon, você vai poder até fazer compras no supermercado através do dispositivo, apenas dizendo a lista do que precisa. É possível que até o final do ano o Google Home já esteja disponível nos Estados Unidos; já aqui no Brasil...

Vídeo Chamada no Whats

Pouco mais de um ano após disponibilizar o recurso para fazer chamadas pela internet, o WhatsApp está começando a lançar uma nova funcionalidade: chamadas em vídeo pela internet. Quando o usuário clicar no ícone do telefone pra fazer uma chamada, vai ser perguntado se ele quer fazer por voz ou vídeo. Essa funcionalidade ainda não foi lançada oficialmente; ela está sendo liberada aos poucos para alguns usuários. À medida que os testes forem ocorrendo bem, ela deve ficar disponível para todo mundo; mas ainda não há uma data exata para que isso ocorra.

Vendendo seu carro em 1h

É isso que a startup InstaCarro.com promete. Você leva o seu carro até a loja deles, eles fazem uma avaliação completa, tiram fotos e dão entrada no sistema. Nesse sistema há concessionárias do Brasil inteiro, que veem o carro e dão lances por ele. Se você aceitar um lance, bastar ir ao cartório fazer a transferência para a InstaCarro e voltar com o documento em mãos para receber o depósito. A partir daí o carro é deles e será revendido para a concessionária que deu o maior lance. Legal né? Só tem uma má notícia... A InstaCarro.com só tem uma loja, em São Paulo, e por enquanto não tem planos de expandir para o resto do Brasil.

Tinder para Empregos

Nessa época de alta da taxa de desemprego, duas empresas aproveitaram a oportunidade e lançaram seus aplicativos, que prometem ser como o Tinder – o famoso app de paquera – para Empregos. O Prolancer tem oferta de vagas permanentes e temporárias, com foco em trabalhos que podem ser realizados à distância, como programação, webdesign, tradução e redação. Ele funciona igualzinho ao Tinder: as empresas cadastram as vagas e os usuários têm que deslizar o dedo pra direita pra dizer “sim” e pra esquerda pra dizer “não”. Quando o usuário e a empresa dizem “sim”, aí é necessário entrar no site do Prolancer para mandar mensagens e evoluir para a contratação.

Já o Reachr é focado mais em estagiários e vendedores dos segmentos de varejo e serviços. E ele tem 3 planos: o Reachr Flat, que é gratuito, mostra as oportunidades e ainda dá dicas de carreira de um headhunter; o Reachr Plus, que é pago, tem tudo que o Flat tem, mostra seu índice de empregabilidade e mostra uma comparação de salários atuais; e por último o Reachr Advisor, que é o plano mais avançado e oferece tudo que os outros oferecem mais uma hora por mês de aconselhamento de carreira com um consultor, por vídeo ou teleconferência.

Mais privacidade nos emails

Você tem preocupação com a privacidade dos seus e-mails? Acha que outra pessoa pode estar vendo, ou até mesmo sendo espionado? Então tem uma nova opção pra você: o ProtonMail. Assim como o WhatsApp, o ProtonMail tem criptografia de ponta a ponta. Mas... o que isso quer dizer? Quer dizer que os e-mails só podem ser lidos pelo remetente e pelo destinatário. Caso a mensagem seja interceptada no meio do caminho, não será possível lê-la sem a chave de segurança.

Pra quem gosta de cervejas artesanais

O Able é o aplicativo ideal para quem gosta de experimentar novas cervejas. No momento do cadastro, o usuário deve fornecer informações sobre alimentos que gosta e que não gosta. Com isso o aplicativo faz recomendações de cervejas com informações importantes e preço. Se você gostar, basta colocar a cerveja no carrinho, passar o cartão e esperar a encomenda chegar. Fácil e rápido!

Hyperloop: o Transporte do Futuro 

Essa nota é bem futurística! Eu não sei se você lembra, mas há algum tempo eu falei aqui sobre o Hyperloop, a nova empresa de Elon Musk, que vai transportar pessoas em cápsulas gigantes (como se fossem vagões de trens) dentro de tubos de baixa pressão, quase vácuo.

E por que isso vai mudar o mundo? Para você ter uma ideia, um voo de Nova York a Los Angeles leva mais de 6 horas. Com o Hyperloop será possível fazer isso em 45 minutos. Provavelmente essa é uma tecnologia que ainda vai levar ao menos uma década para entrar em operação. Mas no mês passado foram realizados testes com o sistema de levitação magnética e deu tudo certo! Agora é esperar e torcer para esse futuro chegar mais rápido que o previsto! :D


Sobre o autor

Leonardo Azevedo Soares

Gerente de marketing e novas mídias do Imagem da Ilha, nerd e colunista de tecnologia do jornal.


Ver outros artigos escritos?