00:00
21° | Nublado

TECNOLÓGICAS - 1ª QUINZENA DE MAIO

Fotos: Divulgação

Publicado em 04/05/2016

O Facebook tá acabando?

Essa é uma pergunta que eu vejo muita gente fazer, até pelo histórico de crescimento e queda de redes sociais, como o Orkut e o MySpace. Mas uma coisa diferente sobre o Facebook, é que ele se comporta como uma empresa, que tem um modelo de negócio e vários produtos (Facebook, WhatsApp, Instagram, etc).

Nesse ponto é muito importante separar a empresa Facebook da rede social Facebook.

E falando sobre a empresa, eles não pretendem fechar as portas tão cedo; muito pelo contrário. No começo de março, Mark Zuckerberg anunciou os planos da companhia (com muitas ideias futurísticas) para os próximos 10 anos. E é sobre isso que eu vou falar nessa coluna.

 

Os próximos 5 anos...

Até 2021, a princípio não vão ser criadas muitas mudanças disruptivas, as mudanças vão ser focadas em melhoramentos do que já existe.

A empresa vai dar mais destaque a transmissões de vídeo ao vivo na sua rede social e focar nos aplicativos Messenger, WhatsApp e Instagram.

Outra coisa que eles disseram que será mais forte nos próximos anos, aí falando mais para empresas, será o uso de robôs e assistentes virtuais. Ao invés do cliente ter que ligar para o SAC de uma empresa, basta entrar em contato pela página do Facebook e ele já vai ter o seu problema resolvido de forma automatizada.

 

Onde a mágica acontece (2021 a 2026)

Vai ser nesse período, segundo estimativas da empresa, que a mágica, a transformação tecnológica vai acontecer de verdade.

E para isso, o Facebook vai focar os seus esforços no desenvolvimento de 3 grandes pilares: Conectividade, Inteligência Artificial e Realidade Virtual/Realidade Aumentada.

 

Conectividade – Ligando o mundo inteiro

4 bilhões de pessoas ainda não tem acesso à Internet. E isso se tornou uma das missões pessoais de Mark Zuckerberg: levar internet ao mundo inteiro.

Por causa disso, em 2013 ele criou o projeto Internet.org (junto com Google, Microsoft e outras empresas), que já conectou 25 milhões de pessoas à internet. E o plano é usar drones, satélites e tecnologias a laser para levar o sinal de internet a lugares com pouca conectividade (com ausência de cabos).

Além de levar internet a todos, o Facebook oferece o pacote Free Basics, que dá acesso gratuito à rede social (ninguém é bobo, né?) e a alguns sites de notícias, empregos, educação e saúde.

 

Inteligência Artificial – Computadores fazendo (quase) tudo para facilitar a nossa vida

Nesse tópico, o objetivo é desenvolver tecnologias inclusivas e tornar a nossa vida mais fácil. Alguns exemples são uma solução de leitura de fotografias pra cegos e diagnósticos de problemas médicos, como câncer de pele, por meio de imagens.

Também vai ter muito dinheiro investido em pesquisas com o cérebro, para entender como colocar a lógica de raciocínio humano dentro de um computador, pra ele poder fazer tudo pra gente.

 

Realidade Virtual e Aumentada – Tudo nos seus óculos

Só pra deixar claro: Realidade Virtual é você colocar um óculos e entrar em um jogo, ou seja, tudo que você vê ali é em 3D e virtual.

Realidade Aumentada é você colocar um óculos, continuar vendo o que tá na sua frente, mas novas coisas aparecerem, como informações sobre um objeto. Você enxerga o mundo real, mas imagens virtuais se sobrepõem para complementar. Nas tecnologias de hoje, você coloca um óculos gigante e fica preso ao vídeo game. No futuro, esses óculos de RV e RA serão óculos normais (como o Google Glass), que você pode levar pra qualquer lugar. E, nesse momento, Zuckerberg afirmou que coisas que hoje temos como objetos físicos (como uma TV), serão aplicativos de US$1 para esses óculos.

 

Mas... vai ser assim mesmo??

Bom, isso só o tempo dirá. Mas acho que todo mundo ficou bem empolgado com essa visão futurista do Facebook, especialmente para os próximos 10 anos.

E o que você achou? Entra lá no Facebook.com/ImagemDaIlha e deixa o seu comentário :)


Sobre o autor

Leonardo Azevedo Soares

Gerente de marketing e novas mídias do Imagem da Ilha, nerd e colunista de tecnologia do jornal.


Ver outros artigos escritos?