00:00
21° | Nublado

TECNOLÓGICAS - 1ª QUINZENA DE MARÇO


Publicado em 01/03/2016

WhatsApp pra mais gente

A última grande atualização que o WhatsApp lançou, depois de poder fazer ligações direto no app e poder usá-lo pelo computador (web.whatsapp.com), foi o aumento no limite de membros de grupos. Antes, cada grupo poderia ter no máximo 100 pessoas, mas com essa atualização, mais que dobrou; o limite foi para 256 pessoas. Essa é uma atualização que busca conter um pouco o crescimento do Telegram, que é um aplicativo similar ao Whats, mas sem o limite de 100 pessoas por grupo, e que vem ganhando muitos usuários no ramo empresarial.

Instagram com mais contas

Outro app que fez uma atualização técnica bem importante, e que vai ajudar bastante quem o utiliza profissionalmente, é o Instagram. A partir de agora, cada smartphone poderá gerenciar até 5 contas ao mesmo tempo, com todas conectadas, sem ter que ficar saindo de uma para entrar na outra. Isso é muito importante para quem tem uma conta pessoal e outra profissional/empresarial, ou administra outras contas. Vai economizar bastante tempo.

Facebook Reactions

E pra fechar a parte de atualizações de aplicativos, vamos ao Facebook! A rede social liberou 5 alternativas ao botão Curtir: as Reações. Agora, além de curtir, você pode clicar em “Amei”, “Haha”, “Uau”, “Triste” e “Grr” (de raiva).

Além de dar mais opções aos usuários, essa alteração também vai “ajudar as marcas a entender melhor como o seu público está reagindo ao conteúdo”, segundo o próprio Facebook. A novidade já estava em teste desde outubro em alguns países, e desde final de fevereiro ficou disponível no mundo todo, inclusive no Brasil.

Os 5 Apps que mais gastam dados

Uma pesquisa recente realizada pela Opera Software descobriu quais são os 5 apps que gastam mais dados de internet móvel sem que o usuário queira, com as chamadas “Atualizações em Segundo Plano”. Vamos à lista?

  1. Facebook Messenger
  2. Gmail
  3. Google Drive
  4. WhatsApp
  5. Hangouts

Para economizar os dados, você deve ir nos ajustes do seu smartphone e desabilitar a opção “Atualizações em Segundo Plano”. O único porém é que aí você não vai receber notificações dos apps, apenas quando abrí-los.

Smartphone modular

Todo mês de Fevereiro acontece em Barcelona o Mobile World Congress, onde são apresentados muitos dos gadgets mais inovadores que serão lançados durante o ano.

Aqui na coluna eu gostaria de dar destaque para o LG G5, um smartphone top de linha da fabricante e que vem com alguns diferenciais, como 2 câmeras traseiras (uma de 8MP e outra de 16MP), que servem para registrar imagens de paisagens com excelente qualidade.

Outro ponto interessante é que o aparelho é modular. Na parte debaixo ele tem uma espécie de gaveta, onde fica a bateria removível e mais algumas conexões para o usuário acoplar acessórios exclusivos, podendo transformar o smartphone em um óculos de realidade virtual, câmera digital, reprodutor de músicas de alta qualidade, entre outros. Só não se sabe ainda quando ele chega ao Brasil...

Primo do BB8

E a LG seguiu a linha de inovação e também apresentou o Rolling Bot, um pequeno robô esférico (lembra um pouco o BB8, de Star Wars) que pode ser controlado pelo smartphone G5. Ele tem sensores de laser e se move bem devagar, e foi criado principalmente para monitorar sua casa enquanto você está fora. O robô manda imagens em tempo real para o seu LG G5 e ainda pode controlar aparelhos de ar-condicionado, de som e TVs remotamente.

Mais dicas no Snap!

Como essa coluna é mensal, mas o mundo da tecnologia nunca para, sempre fica um gostinho de quero mais, né? Bom, desde o mês passado eu tenho usado o Snapchat pra compartilhar dicas de tecnologia, marketing digital e empreendedorismo com os meus seguidores. Então, se você não quiser ficar esperando um mês inteiro para receber as dicas mais recentes, me adiciona lá no Snap: leonardosoaress (isso mesmo, com 2 ss no final).

Te vejo lá! Ou na próxima coluna :)


Sobre o autor

Leonardo Azevedo Soares

Gerente de marketing e novas mídias do Imagem da Ilha, nerd e colunista de tecnologia do jornal.


Ver outros artigos escritos?