00:00
21° | Nublado

Tecnológicas 1ª quinzena de Março/2017

(Foto: Divulgação)

Publicado em 07/03/2017

Mark Zuckerberg não cansa de copiar

É pessoal… o ano virou, passou o Carnaval, mas parece que o Facebook não desistiu de copiar o Snapchat. Como você já deve ter visto aí no seu celular, agora o WhatsApp (que é do Facebook) também tem uma função similar ao Snapchat e ao Instagram Stories, chamada de “Status”. No canto inferior esquerdo do aplicativo você pode ver os status dos seus contatos e compartilhar o seu (uma foto ou vídeo que desaparece em 24h). Parece que o Mark realmente não gostou que não quiseram vender o Snapchat para ele e acabou copiando em todos os seus aplicativos.

Novidades do Instagram

E já que falamos no Instagram, em fevereiro o aplicativo lançou sua última atualização, que (1) permite que os usuários postem mais de uma foto ou vídeo no mesmo post, aí basta você arrastar a foto/vídeo para o lado para ver os outros arquivos; e (2) agora qualquer usuário pode fazer transmissões ao vivo e Boomerangs no seu Insta Story. São pequenas novidades, mas que ajudam a manter o app entre os mais baixados e utilizados no mundo inteiro.

Leitor de Livros no seu Smartphone 

Você já conhece o Kindle, o leitor de livros digitais da Amazon? Ele é uma excelente opção pra quem gosta de ler e ter vários livros à mão ao mesmo tempo, sem ter que carregar seus exemplares físicos. É como se fosse um tablet, mas que só funciona para ler livros; e por isso muita gente acha que não vale a pena comprá-lo, mesmo tendo interesse em ler livros digitais. Agora, algo que já existe há algum tempo, mas não é todo mundo que sabe, é o App do Kindle para iOS e Android. Com ele, você pode ter acesso a todos os livros virtuais que comprou na Amazon e lê-los diretamente no seu celular ou tablet, sem precisar ter o dispositivo Kindle. Facilita bastante, né?

Super Carregador

Em fevereiro também aconteceu o Mobile World Congress (WMC), em Barcelona, um dos maiores eventos para lançamento de produtos mobile. Uma das sensações foi o super carregador da fabricante chinesa Meizu, o Super mCharge, que promete carregar um smartphone do 0% ao 100% em apenas 20 minutos. Pelo que foi apresentado lá, funciona mesmo, mas a empresa ainda não divulgou datas para o lançamento no mercado, pois ainda precisam ser feitos outros testes, especialmente depois dos problemas de explosão dos Samsung Galaxy Note 7.

Carregador Mágico

Aproveitando o assunto, outra novidade que surgiu por esses tempos foi uma tecnologia desenvolvida pela Disney (sim, aquela do Mickey) para carregar celulares de forma wireless. E essa tecnologia funciona praticamente igual a uma rede WiFi; basta você estar numa sala onde tenha o carregador, e o seu celular (e o de quem mais estiver na sala) poderá ser carregado. Hoje, a energia é disponibilizada em uma sala projetada para isso, através de uma estrutura de alumínio com 15 capacitores. Eles emitem a energia elétrica pelo ar e separam o campo magnético do elétrico (não me pergunte como), para não afetar as pessoas. Claro que, como você deve imaginar, isso ainda está longe de chegar às nossas casas ou escritórios, mas quem sabe, daqui a cinco anos ter um desse seja tão comum quando ter um roteador WiFi.

A Volta do Tijolão 

Se os celulares de hoje têm esse grande problema de bateria, um antigo que muita gente ainda lembra é o Nokia 3310. Esse telefone (da foto) que era modinha no começo dos anos 2000 tinha uma bateria que durava dias e nunca quebrava quando caía no chão. Acho que o pessoal gostava tanto dele que a Nokia resolveu relançá-lo no Mobile World Congress (MWC). Ele virá nas cores vermelho, amarelo, preto e prata, terá o joguinho Snake e a sua bateria vai sim durar alguns dias. Claro que não é um Smartphone, mas vai ter bastante gente comprando, principalmente pelo preço bem baixo: € 49.


Sobre o autor

Leonardo Azevedo Soares

Gerente de marketing e novas mídias do Imagem da Ilha, nerd e colunista de tecnologia do jornal.


Ver outros artigos escritos?