00:00
21° | Nublado

TECNOLÓGICAS - 1ª QUINZENA DE OUTUBRO


Publicado em 30/09/2015

 

iPhone 6S (FOTO)

Como já era esperado, o último lançamento da Apple chegou com algumas inovações, mas nenhuma revolução. Mas nada que impedisse o recorde de vendas no 1ª final de semana (13 milhões de unidades, contra 10 milhões dos iPhones 6 e 6 Plus). Destaque para a funcionalidade do 3D Touch, que reconhece a intensidade com que você pressiona a tela e permite realizar diferentes ações com apenas um toque, variando apenas a pressão. A câmera melhorou e tem o recurso Live Photos, que captura os momentos logo antes e depois de uma foto, criando uma imagem em movimento de alguns segundos. Fora algumas melhorias técnicas (que a maioria dos usuários nem vai perceber), o último grande destaque fica com a nova opção de cor: rosa.

 

Mas nem tudo são flores...

Apesar do recorde de vendas e de todas as novas funções, tem um problema grande pra quem usa plano de dados (3G e 4G). E não é só no iPhone 6S, mas em todos os aparelhos que atualizarem para o iOS 9. No novo sistema operacional há uma função chamada “Assistência Wi-Fi”, que procura as redes Wi-Fi por perto sempre visando que o usuário esteja conectado à rede mais estável. O problema é que quando o iPhone não está conectado à Wi-Fi, essa função usa o plano de dados, e aí consome todos os mega e gigabites da sua franquia. Para ter uma ideia do tamanho do estrago, alguns usuários reportaram que gastavam 1Gb por mês de dados, e no último mês foram mais de 3Gb. Então presta atenção no que fazer pra não ficar sem internet 3G: vai em Ajustes > Celular > Desligar Assistente Wi-fi. Ah, e além de economizar os dados, também vai economizar a bateria. Boa dica, né? ;)

 

Praia + Celular carregado + Bebida gelada

Já pensou em ir à praia e deitar numa esteira que carrega o celular e ainda deixa suas bebidas geladas? Bom demais pra ser verdade? Pois é... um estudante libanês criou o Beachill (trocadilho de Beach – Praia, com Chill – Relaxar), um colchão de praia inteligente e impermeável que carrega eletrônicos através de um painel solar, e ainda é equipado com um refrigerador de bebidas. O produto já está sendo vendido em pequena escala (a capacidade de produção é de 10 unidades por dia), mas o inventor está buscando investidores para ampliar e vender o produto globalmente. Quem sabe em alguns verões não vamos todos à praia, cada um com o seu Beachill debaixo do braço?

 

Sem anuidade, tarifas e 100% no App

Você gostaria de ter um cartão de crédito sem anuidade, sem tarifas e com juros rotativos mais baixos do que a média do mercado? E se toda a interação com o “banco” fosse por um aplicativo, sem agência física nem gerente? Não sei você, mas eu adoraria! Eu e mais 70 mil pessoas que estão na fila para conseguir um. O cartão de crédito que vem chamando muita atenção é o Nubank Mastercard Platinum, emitido pela administradora de cartões Nubank. A empresa, que é uma startup criada há um ano, chegou com a ideia de eliminar toda a burocracia de bancos tradicionais, o que elimina também os custos de operação e as tarifas pagas pelos clientes. Para obter o cobiçado cartão, o consumidor precisa ter um smartphone (tem que entrar em nubank.com.br para solicitar um convite) e ser aprovado em uma análise de crédito (que pode levar de horas a meses, dependendo do histórico de crédito na praça).

Depois que for aprovado, adiós papel e fila pra falar com o gerente; é tudo no app ou por sms.

 

Novo Snap

Todo mundo já conhece o Snapchat, mas recentemente foi lançada uma atualização que trouxe bastante coisa nova. Com a nova versão do app é possível criar animações sobre selfies com “lentes de aumento”. Complicado? Basicamente o recurso faz com que você possa aumentar o tamanho dos olhos, colocar rugas na pele e também “vomitar” arco-íris. Outras novidades são que agora o usuário pode pagar para rever três snaps (99 centavos de dólar) e receber recompensas à medida que vai aumentando a sua pontuação.


Sobre o autor

Leonardo Azevedo Soares

Gerente de marketing e novas mídias do Imagem da Ilha, nerd e colunista de tecnologia do jornal.


Ver outros artigos escritos?