00:00
21° | Nublado

TECNOLÓGICAS - 2ª QUINZENA DE DEZEMBRO


Publicado em 19/12/2013

iPhone 5S

Mais uma evolução do que uma revolução, o iPhone 5S ainda assim foi o grande lançamento tecnológico do ano. O novo celular da Apple conseguiu retomar mercado que tinha perdido para o Samsung Galaxy S4 e é o líder disparado de vendas nos EUA.

Waze

Como já foi indicado em novembro, 2013 foi o grande ano de explosão do aplicativo Waze. O app de GPS colaborativo, em que os motoristas acessam e compartilham informações sobre o trânsito em tempo real, possui 50 milhões de usuários e foi comprado pelo Google por US$ 1,3 bilhão.

Snapchat

Esse é o app que está bombando nesse final de ano. O serviço, que permite o envio de fotos e vídeos que são deletados alguns segundos depois, processa 400 milhões de imagens por dia e domina o ranking de downloads. Para completar, recusou uma oferta de compra de US$ 3 bilhões do Facebook e outra de US$ 4 bilhões do Google.

Google Glass

O dispositivo ainda nem estreou no mercado, mas mesmo assim foi um dos que mais deu o que falar em 2013. O óculos inteligente permite tirar fotos, gravar vídeos, fazer videoconferências, e muito mais. Seu lançamento deve ser apenas em 2014, mas a chegada ao Brasil, só em 2015.

PS4 e Xbox One

Não há dúvidas de que os consoles chegaram para revolucionar o mundo dos games. E as vendas, pelo menos nos EUA, vão de vento em popa. Tanto Sony quanto Microsoft afirmaram que venderam mais de 1 milhão de vídeo games em 24h. O que não se repetiu por aqui, provavelmente pelo preço exorbitante dos consoles.

Nokia e Microsoft

Há quem diga que a compra da Nokia por mais de US$ 7 bilhões foi um dos piores negócios da Microsoft. Entretanto, não há como negar que a compra não foi um mau negócio. Os smartphones Lumia tiveram um bom ano, com estreia de apps como o Instagram e o Vine, e alcançaram a vice-liderança de vendas na América Latina.

Vine

Outro app que estourou e fez muito sucesso em 2013 foi o Vine. O aplicativo permite que os usuários compartilhem vídeos de até seis segundos como se fossem imagens no formato .gif. Para entender melhor, o Vine está para o Youtube assim como o Twitter está para um blog. E, como tem tudo a ver, o app foi comprado pelo próprio Twitter.

Candy Crush

Não poderia ficar de fora o app mais baixado na AppStore em 2013. O joguinho, que aparentemente é para crianças, transformou muitos adultos em viciados, que, usando o raciocínio lógico, tentam reunir docinhos, marcar pontos e passar de fases. Ao todo, são mais de 500 milhões de usuários e 1 bilhão de partidas jogadas por dia.

Porta dos Fundos

2013 também foi um ano de consolidação para o Porta dos Fundos. O canal do Youtube que faz pequenos vídeos humorísticos, na maioria das vezes satirizando o que o “politicamente correto” não permite, vem recebendo cada vez mais fãs. E as marcas também vêm aderindo ao estilo do programa. Spoletto e Coca Zero são as que mais tiveram audiência quando souberam aceitar as críticas e brincar consigo mesmas. Ao todo, são mais de 6 milhões de usuários inscritos no canal e quase 700 milhões de visualizações de todos os vídeos.

WhatsApp

Esse não é novidade para ninguém. Ninguém mesmo. E por isso o WhatsApp merece destaque. Enquanto até 2012 o app de troca de mensagens instantâneas era usado exclusivamente por jovens, hoje em dia não há mais restrição de público: classe A a classe E, dos 8 aos 80. Ao todo, são 350 milhões de usuários ativos mensais, superando Twitter, Instagram e Google+.

GTA V

Pode ser polêmico e ter muitas pessoas contra, mas o GTA V foi o game de maior sucesso do ano. Lançada em setembro, a quinta edição da série que leva o jogador a cometer assaltos, assassinatos e outros crimes para avançar de fase bateu todos os recordes de vendas, atingindo 11 milhões de cópias vendidas apenas no primeiro dia.


Sobre o autor

Leonardo Azevedo Soares

Gerente de marketing e novas mídias do Imagem da Ilha, nerd e colunista de tecnologia do jornal.


Ver outros artigos escritos?