00:00
21° | Nublado

Alimentos que melhoram a disposição e o humor

Foto: Reprodução

Publicado em 17/06/2020

Os distúrbios emocionais afetam grande parte da população, sendo associados a fatores genéticos e ambientais, como a má alimentação. Hipócrates, o pai da Medicina, já dizia que “toda doença começa no intestino”. Vários estudos mostram que uma dieta rica em gorduras e açúcares está mais relacionada com o estresse e sintomas de ansiedade, assim como a falta das vitaminas B2, B6, B9 e D, pode estar relacionada com o desenvolvimento de transtornos de humor. Os transtornos de humor são caracterizados pela mudança de comportamento como: alteração de humor, da energia, do jeito de sentir, pensar e comportar-se.

É possível fazer associações entre a qualidade da dieta e a saúde mental, e isso pode estar ligado à saúde intestinal. Sim, isso mesmo! Há um eixo intestino-cérebro que estabelece interações microbianas e estas podem induzir transtornos como ansiedade e depressão.

Estudos mostram que o consumo de frutas e vegetais melhoram significativamente o humor, a vitalidade e a motivação, principalmente pela presença de compostos bioativos (carotenóides), pigmentos naturalmente presentes em raízes, folhas, sementes, frutas e flores.

A cúrcuma também mostrou uma melhora no quadro de depressão, pois possui ação antioxidante, antiinflamatória e neuroprotetora.

Portanto, o consumo de frutas, verduras, legumes, cereais integrais, oleaginosas e peixes pode ser uma excelente estratégia para melhorar o humor e reduzir o risco de problemas emocionais. Estes alimentos contribuem para a melhora da integridade do sistema nervoso central.

Para incluir na alimentação, basta consumir esses alimentos regularmente. É importante manter hábitos saudáveis em todas as fases da vida e priorizar os alimentos naturais e minimamente processados para fornecer os nutrientes necessários ao organismo e preservar a sua saúde.