00:00
21° | Nublado

Uma nova aliada?
A glucosamina como suplemento dietético e a prevenção de doenças cardiovasculares

Suplemento é bastante conhecido por aliviar a osteoartrite e a dor articular (Foto: Reprodução)

Publicado em 27/05/2019

Um estudo publicado este mês na revista British Medical Journal mostra a associação do uso habitual do suplemento glucosamina com a redução do risco de doença cardiovascular. O objetivo do estudo foi analisar prospectivamente a associação de seu uso habitual com o risco de eventos cardiovasculares. A glucosamina é um suplemento não vitamínico, não mineral, largamente utilizado para aliviar a osteoartrite e a dor articular. 

Foi um estudo prospectivo realizado no UK Biobank, com 466.039 participantes sem doença cardiovascular no momento que entraram no estudo. Eles completaram um questionário sobre o uso de suplementos na dieta, nos quais estava incluída a glucosamina. Esses participantes foram introduzidos no estudo entre 2006 e 2010 e foram acompanhados até 2016. 

Os principais desfechos para a avaliação foram eventos cardiovasculares incluindo morte por doença cardiovascular, doença cardíaca coronariana e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Durante um acompanhamento médio de sete anos, aconteceram 10.204 eventos cardiovasculares, 3.060 mortes por doença cardiovascular, 5.745 eventos por doença cardíaca coronariana e 3.263 AVCs. Após ajustes para idade, sexo, índice de massa corporal, raça, estilo de vida, estilo de dieta, uso de drogas e uso de outros suplementos, o uso da glucosamina foi associado com uma significativa redução do risco de eventos cardiovasculares totais.

A conclusão dos autores é que o uso da glucosamina para aliviar a dor da osteoartrite pode também estar relacionado com a redução de risco de eventos cardiovasculares. Em muitos países da Europa, a glucosamina é controlada pelos órgãos de saúde, sendo vendida somente sob prescrição médica. Contudo, em outros países tais como o Brasil, Estados Unidos e Austrália, ela é vendida nas farmácias como um suplemento dietético popular e sem a necessidade de receita médica. Aproximadamente 20% dos adultos nos Estados Unidos e Austrália consomem glucosamina diariamente.

A efetividade da glucosamina em pacientes com osteoartrite e dor articular é bastante discutida. Porém, estudos em animais têm demonstrado que suas propriedades anti-inflamatórias podem ter um papel protetor no desenvolvimento da aterosclerose. São achados recentes. Novos estudos precisam ser realizados para a confirmação desses achados, ressaltando que ainda não é recomendável que os médicos prescrevam a glucosamina como rotina com a finalidade de prevenção de doença cardiovascular.


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?