00:00
21° | Nublado

A dieta mais efetiva para a saúde cardiovascular, por Dr Jamil Mattar Valente

A dieta do Mediterrâneo tem sido efetiva na prevenção de eventos cardiovasculares (Foto: Reprodução/Internet) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 27/05/2022

O que é prevenção cardiovascular secundária? É a intervenção para evitar eventos e complicações nas pessoas que já são portadoras de alguma doença cardiovascular. O que é prevenção cardiovascular primária? É uma intervenção para evitar eventos cardiovasculares nas pessoas saudáveis, não portadoras de doenças cardiovasculares.

A revista Lancet publicou neste mês, um estudo chamado CORDIOPREV, o qual comparou a eficácia da dieta do Mediterrâneo com uma dieta pobre em gorduras, para prevenção secundária a longo prazo de doenças cardiovasculares.

Já é bem conhecido que a dieta do Mediterrâneo e dietas pobres em gorduras são eficazes na prevenção primária de doenças cardiovasculares. Os autores do estudo CORDIOPREV realizaram um estudo a longo prazo, controlado randomizado, para comparar os efeitos destas duas dietas na prevenção secundária de doenças cardiovasculares.

O estudo foi realizado na cidade de Córdoba, na Espanha. Pacientes com doença cardíaca coronariana estabelecida, com idades entre 20 e 75 anos, foram introduzidos no estudo. De forma randomizada, um grupo recebeu orientação nutricional para seguir a dieta do Mediterrâneo, e o outro grupo, a orientação nutricional para seguir uma dieta pobre em gorduras. Foi feito um acompanhamento de ambos durante sete anos.

O desfecho primário (avaliado por intenção de tratar) foi um composto de eventos cardiovasculares maiores, incluindo infarto do miocárdio, revascularização miocárdica (cirurgia de ponte safena), acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi), doença arterial periférica e morte de origem cardiovascular. Este estudo está registrado no ClinicalTrials.gov, NCT00924937.

De primeiro de outubro de 2009 a 28 de fevereiro de 2012, um total de 1002 pacientes foram introduzidos no estudo, 500 pacientes no grupo da dieta pobre em gorduras e 502 pacientes no grupo da dieta do Mediterrâneo.

A idade média dos participantes foi de 59,5 anos e 827 dos 1002 pacientes eram homens. O desfecho primário ocorreu em 198 participantes: 87 no grupo da dieta do Mediterrâneo e 111 no grupo da dieta pobre em gorduras. Os efeitos foram mais evidentes nos homens, com os desfechos primários ocorrendo em 67 (16,2%) de 414 homens no grupo da dieta do Mediterrâneo versus 94 (22,8%) de 413 homens no grupo da dieta pobre em gorduras, do que em 175 mulheres nas quais nenhuma diferença foi encontrada entre os dois grupos.

Os autores do estudo concluíram que a dieta do Mediterrâneo foi superior à dieta pobre em gorduras, na prevenção de eventos cardiovasculares maiores. Os resultados do estudo são relevantes para a prática clínica, suportando o uso da dieta do Mediterrâneo na prevenção secundária de doenças cardiovasculares.

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?