00:00
21° | Nublado

Beber chá pode diminuir a mortalidade?

Foto: Reprodução/Internet **Clique para ampliar

Publicado em 23/09/2022

Muitos estudos foram publicados avaliando o consumo de café na população em geral e a sua relação com a mortalidade. Todavia, estudos com consumo de chá são mais escassos. Existem alguns estudos realizados na China e Japão, onde há um consumo maior de chá verde e muitos desses estudos mostram redução de mortalidade nas pessoas que consomem esse tipo de chá.

Recentemente foi publicado na revista Annals of Internal Medicine, um estudo com o título “Consumo de chá e mortalidade por causas específicas e por todas as causas no UK Biobank”.

O chá é uma bebida consumida em grande quantidade em todo o mundo, mas a sua relação com risco de mortalidade, permanece sem uma conclusão definitiva nas populações onde o chá preto é mais consumido, como no Reino Unido por exemplo.

O objetivo deste estudo foi avaliar as associações entre o consumo de chá com mortalidade por causas específicas e por todas as causas, e modificação do efeito potencial pela variação genética no metabolismo da cafeína. Foi um estudo de coorte prospectivo utilizando o UK Biobank. Foram avaliados 498.043 homens e mulheres com idade entre 40 e 69 anos, os quais completaram o questionário básico entre 2006 e 2010.

Mediu-se a quantidade de chá consumida, reportada pelos entrevistados, e a mortalidade por todas as causas, e também a mortalidade causada por doenças líderes como causadoras de mortalidade, tais como câncer, todas as doenças cardiovasculares, doença isquêmica do coração, AVC e doença respiratória.

Durante um período de acompanhamento médio de 11,2 anos, o consumo elevado de chá foi modestamente associado com redução na mortalidade por todas as causas, entre aqueles que bebiam duas ou mais xícaras de chá por dia.

Em relação a não beber chá, as taxas de risco (IC 95%) para os participantes que beberam 1 ou menos, 2 a 3, 4 a 5, 6 a 7, 8 a 9 e 10 ou mais xícaras por dia, foram de 0,95 (IC 95% , 0,91.a 1,00), 0,87 (IC, 0,84 a 0,91), 0,88 (IC, 0,84 a 0,91), 0,88 (IC, 0,84 a 0,92), 0,91 (IC, 0,86 a 0,97) e 0,89 (IC, 0,84 a 0,95) ), respectivamente.

Associações inversas foram observadas para mortalidade por todas as doenças cardiovasculares, doença isquêmica do coração e acidente vascular cerebral. Os resultados foram semelhantes, independentemente de os participantes também beberem café ou não, ou da pontuação genética para o metabolismo da cafeína. Neste estudo, 85% dos participantes bebiam habitualmente o chá preto.

A conclusão dos autores do estudo foi que o alto consumo de chá está associado com redução do risco de mortalidade entre aqueles que bebem duas ou mais xícaras de chá por dia, indiferente da variação genética no metabolismo da cafeína. Esses achados sugerem que o chá, ainda que em altos níveis de consumo, pode fazer parte de uma dieta saudável.

Referência: Annals of Internal Medicine, 30 August 2022. Tea Consumption and All-Cause and Cause-Specific Mortality in the UK Biobank. A Prospective Cohort Study.

 

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?