00:00
21° | Nublado

Boas notícias sobre o consumo do café, por Dr. Jamil Mattar Valente
Estudos sugerem a associação entre o consumo de café e o risco reduzido de morte

Foram avaliadas as associações de consumo de café com açúcar, café adoçado artificialmente e café não adoçado, com a mortalidade por todas as causas e por causas específicas (Foto: Reprodução/Internet) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 24/06/2022

Café sem açúcar? Café com açúcar? Café com adoçante? Ou sem café? Um estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine há cerca de 1 mês, avaliou se existe alguma associação entre o consumo de café adoçado ou não e a mortalidade por todas as causas e por causas específicas.

Estudos observacionais prévios têm sugerido uma associação entre o consumo de café e o risco reduzido de morte, mas estes estudos não fizeram distinção entre café consumido com açúcar, ou com adoçantes artificiais, ou café consumido sem adoçantes ou açúcar.

O objetivo principal do estudo foi avaliar as associações de consumo de café com açúcar, café adoçado artificialmente e café não adoçado, com a mortalidade por todas as causas e por causas específicas. Foi um estudo de coorte prospectivo.

Um total de 171.616 participantes com idade média de 55,6 anos (DP= 7,9) sem doença cardiovascular ou câncer no início do estudo, foram selecionados. Dados demográficos, estilo de vida e dados de hábitos alimentares foram utilizados do UK Biobank. Foi realizado um acompanhamento destas pessoas desde o início do ano 2009 até o final de 2018. Foi observado, no banco de dados referido, o consumo de café adoçado com açúcar, adoçado artificialmente e de café não adoçado. Foi estimada no grupo de participantes a mortalidade por todas as causas, a mortalidade relacionada com câncer e a mortalidade por doenças cardiovasculares.

Durante um acompanhamento médio de 7 anos, 3.177 mortes foram registradas (incluindo 1.725 mortes por câncer e 628 mortes por doença cardiovascular). Os resultados mostraram uma curva em U entre as associações de mortalidade com a quantidade de consumo de café não adoçado, café adoçado com açúcar e café artificialmente adoçado.

Comparando com não consumidores de café, os consumidores de várias quantidades de café não adoçado (>0 a 1.5, >1.5 a 2.5, >2.5 a 3.5, >3.5 a 4.5, e >4.5 xícaras/dia) tiveram mais baixos riscos para mortalidade por todas as causas após um ajuste para estilo de vida, condições sociodemográficas e fatores clínicos.

As estimativas para os consumidores de café adoçado com açúcar foram semelhantes. A associação entre o consumo de café adoçado artificialmente e mortalidade foi menos consistente. A associação do consumo de café com a mortalidade por câncer e por doença cardiovascular foi amplamente consistente com a mortalidade por todas as causas. Associações em forma de U também foram observadas para café instantâneo, moído e descafeinado. As curvas em forma de U significam que os consumidores em quantidade moderada de café tiveram maior redução do risco de morte do que os consumidores de quantidades muito baixas ou muito altas.

A conclusão final dos autores do estudo foi que o consumo moderado de café adoçado com açúcar ou de café não adoçado foi associado com a redução do risco de morte por todas as causas e por causas específicas (câncer e doenças cardiovasculares).

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?