00:00
21° | Nublado

Câncer gástrico
Estudo mostra a importância da suplementação durante o tratamento da bactéria H Pylori

Crédito: Reprodução

Publicado em 24/09/2019

Um estudo realizado em uma região da China e publicado na revista British Medical Journal no último dia 11 de setembro avaliou os efeitos do tratamento da bactéria Helicobacter Pylori (H Pylori), da suplementação vitamínica e do alho, na redução da incidência de câncer gástrico e na mortalidade por esta doença. Participaram 3.365 residentes de uma região de alto risco para câncer gástrico, que durante 7,3 anos (de 1995 a 2003), receberam suplementação com as vitaminas C e E, selênio – mineral redutor de radicais livres nas células -, e alho, ou então com placebo.

Foram avaliados 2.258 participantes soropositivos para anticorpos do H Pylori e 1.107 participantes soronegativos para a bactéria, que, marcados de maneira randômica, receberam suplementação vitamínica e suplementação com alho ou placebo. Os resultados do estudo mostraram o aparecimento de 151 casos de câncer gástrico e 94 mortes pela doença.  A incidência da doença diminuiu significativamente com a suplementação vitamínica, mas não com a suplementação de alho. Porém, todas as intervenções mostraram reduções significativas na mortalidade.

As conclusões dos autores do estudo foram que o tratamento padrão do H. Pylori por duas semanas e a suplementação com as vitaminas ou alho por sete anos mostrou redução estatisticamente significativa da incidência de câncer gástrico e morte pela doença.

 


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?