00:00
21° | Nublado

Comportamento alimentar durante o isolamento social

Foto: Reprodução

Publicado em 26/05/2020

Desde o inicio da pandemia pela Covid-19, as pessoas estão se adaptando a novas rotinas e isso está causando maiores níveis de estresse, ansiedade, ritmos de sono impactando nas quantidades, qualidade e horários das refeições. As escolhas de alimentos são influenciadas pelo humor e as emoções.

Portanto é importante diferenciar FOME FÍSICA E FOME EMOCIONAL.

FOME FÍSICA: é a fome biológica, provocada pela ausência de alimentos e identificada por sinais de ruídos no estomago, falta de energia, irritabilidade, e que passa logo após a ingestão de alimentos.  

FOME EMOCIONAL: é uma necessidade emocional; quando a comida é usada para lidar com problemas pessoais ou para diminuir o desconforto emocional. É comum neste período sentirmos FOME EMOCIONAL e está tudo bem atendermos, às vezes, a esta fome. Mas é importante ficar atento para que este tipo de fome não seja frequente e para que não se transforme em distúrbio a ponto de prejudicar a saúde.

DICAS PARA MELHORAR A RELAÇÃO COM A COMIDA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL:

1- Repense a alimentação: para que ela seja saudável e mantenha o sistema imunológico em boas condições.

2 – Planejar é fundamental: organize o cardápio para as refeições do dia de forma prática. A lista de compras facilita a aquisição dos alimentos para as receitas.

3 – Experimente se reunir com familiares nos momentos das refeições: Quem está sozinho, que tal uma chamada de vídeo para comer em companhia?

5 – Varie o cardápio, teste receitas novas ou mude o preparo de alimentos consumidos com frequência.

6 – Arrume a mesa: com toalha, flores para alegrar; use a criatividade.

7- Aprecie sua refeição: coma com calma, sentindo o sabor dos alimentos. Faça desse horário um momento de presença, confortável, prazeroso.

8 – Se possível deixe de lado os aparelhos eletrônicos nesse momento.

9 – Varie os tipos de atividades, reserve um tempo pra ler, exercitar, plantar, meditar ou também não fazer nada (ócio criativo).

10 – Mantenha uma rotina de atividades, refeições e sono.

11 – Aproveite o momento para conhecer melhor seu corpo e entender as suas necessidades.

12 – Neste momento não é aconselhável iniciar dietas restritivas, pois pode comprometer o sistema imunológico.

13 - Se persistirem os sintomas de desânimo, ansiedade, estresse e comer compulsivo, busque ajuda de profissionais capacitados.

14 - Nutricionistas estão com atendimento nutricional online autorizado.