00:00
21° | Nublado

Conheça o primeiro estudo clínico da história da Medicina

No século XVIII, o cirurgião escocês James Lind começou a desvendar os segredos do escorbuto, doença que acometeu muitas pessoas que embarcavam em uma longa viagem marítima (Foto: Reprodução/Internet) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 10/06/2022

Nós estamos vivendo hoje a era da medicina baseada em evidências. Existem milhares de estudos bem elaborados comprovando a eficácia de tratamentos com modernos medicamentos. Mas, quando começou tudo isso? Qual foi o estudo de destaque para ser lembrado como o primeiro estudo na história da medicina?

James Lind costuma ser reconhecido como sendo o autor do primeiro experimento clínico na história da medicina, um estudo controlado que avaliou a efetividade das frutas cítricas no tratamento do escorbuto.

Até alguns séculos atrás, todos que embarcavam em uma longa viagem marítima, sabiam que estariam expostos a uma doença fatal que apodreceria as gengivas, faria aparecer feridas abertas na pele e causaria prostração antes de levar à morte. E não havia como contornar isso, pois, segundo o pensamento da época, se devia às condições das travessias, uma má alimentação, água suja, o trabalho árduo e a moradia insalubre.

O escorbuto era conhecido desde a era de Hipócrates. Essa doença era um temível inimigo das frotas navais em todo o mundo. Algumas fontes afirmam que matou milhões de marinheiros durante a idade de ouro da exploração marítima, embora, não se possa ter uma estimativa precisa sobre o número de mortes.

No século XVIII, a Grã-Bretanha estava envolvida na Guerra da Sucessão Austríaca contra a França e a Espanha e foi então que um cirurgião escocês chamado James Lind, nascido em 1716, começou a desvendar os segredos do escorbuto. Nascido em Edimburgo, Lind ingressou na marinha como médico aprendiz, embora sem qualificações. Em março de 1747, foi nomeado cirurgião do HMS Salisbury, um navio de 50 canhões encarregado de patrulhar o Canal da Mancha.

Após oito semanas no mar, e quando o escorbuto começou a afetar a tripulação, Lind decidiu testar sua ideia de que a putrefação do corpo causada pelo escorbuto, poderia ser evitada com ácidos. Em 20 de maio ele dividiu os doze marinheiros doentes em seis duplas e forneceu a cada um deles um suplemento diferente em sua dieta: cidra, elixir vitriólico (ácido sulfúrico diluído), vinagre, água do mar, duas laranjas e um limão, ou uma mistura purgativa.

Como resultado do que alguns consideram o primeiro ensaio clínico da história, apenas os dois marinheiros que comeram as frutas melhoraram, embora as laranjas e os limões tenham acabado depois de 6 dias. “Os bons efeitos mais repentinos e visíveis foram percebidos a partir do uso de laranjas e limões'', escreveu Lind em 1753 em sua obra histórica “Um Tratado do Escorbuto''. “Um daqueles que havia ingerido laranjas e limões estava ao final de 6 dias, apto para o trabalho. O outro foi o mais bem recuperado de todos em sua condição e sendo agora considerado muito bem, foi nomeado enfermeiro para o resto dos doentes."

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?