00:00
21° | Nublado

Cuide da saúde íntima no verão

É importante evitar roupas muito justas, como shorts jeans ou calcinhas e biquínis muito apertados, já que eles abafam a região íntima e podem promover o desequilíbrio da flora genital natural (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 09/12/2022

Sol, praia, mar, piscina e muito cuidado, sempre! Afinal, durante o verão as mulheres precisam dar uma atenção especial para a saúde íntima para evitar desconfortos.

"É importante evitar roupas muito justas, como shorts jeans ou calcinhas e biquínis muito apertados, já que eles abafam a região íntima e podem promover o desequilíbrio da flora genital natural, aumentando os riscos de candidíase. Prefira roupas leves e confortáveis, principalmente em dias quentes", diz o médico ginecologista César Patez. 

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans na região genital, que causa sintomas como coceira intensa, vermelhidão e corrimento esbranquiçado. E é justamente nesta época do ano que a área íntima da mulher está mais suscetível a fungos e bactérias. "Há o aumento da transpiração e da utilização recorrente de maiôs ou biquínis por longos períodos. Isso faz com que a estação seja a mais favorável para o desenvolvimento da doença", explica Patez.
 

Saiba o que é o AIT, doença que acometeu Renato Aragão
 

Como evitar

Mas existem várias formas de se evitar a candidíase. Uma delas é se alimentar melhor. De acordo com o Dr. César, vegetais folhosos, frutas vermelhas, sementes de abóbora, salsinha e coco, são alguns alimentos que podem fazer maravilhas pela saúde íntima da mulher. "Além disso, é essencial lavar bem as partes íntimas e a calcinha, e não usar roupas molhadas", finaliza.

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI