00:00
21° | Nublado

Excesso de vitaminas pode intoxicar
Conheça as consequências de uma ingestão exagerada de vitaminas no corpo humano

O abuso de suplementos vitamínicos pode ser adverso no organismo, principalmente no sistema digestivo, urinário e esquelético, causando sintomas de intoxicação (Foto: Internet/ Reprodução **Clique para ampliar

Publicado em 09/12/2022

Fundamentais para o bom funcionamento do organismo, as vitaminas são essenciais para a sobrevivência humana. Mas quando se trata de suplementos vitamínicos, o consumo excessivo pode causar diversos males à saúde. O uso dessa suplementação é quase sempre desnecessário para pessoas saudáveis, pois os alimentos naturais fornecem a quantidade que o organismo precisa. 

O professor mestre e coordenador do curso de Nutrição do Centro Universitário Braz Cubas, Geovanni de Morais Lima, explica por que o abuso de suplementos vitamínicos pode ser adverso no organismo, principalmente no sistema digestivo, urinário e esquelético, causando sintomas de intoxicação. 

“Os sinais e sintomas dependem do abuso de suplemento vitamínico em questão. No caso da riboflavina, também chamada de vitamina B2, quando em excesso pode ocasionar alteração da coloração da urina, passando a apresentar um tom alaranjado. Já o excesso da vitamina B5 (ácido pantotênico) pode resultar em diarreia. O abuso de niacina (vitamina B3), por sua vez, pode aumentar os níveis de ácido úrico no sangue, enquanto o excesso das vitaminas C e D pode levar à formação de cálculos renais.” 

Cuide da saúde íntima no verão

A necessidade de suplementação pode e deve ser investigada em atendimento com o nutricionista, que avaliará a sua ingestão habitual de alimentos fontes de vitaminas e poderá investigar sinais e sintomas da deficiência de vitaminas específicas, inclusive através da solicitação de exames laboratoriais. 

Para que se evite o risco de superdosagem de vitaminas, Geovanni de Morais Lima aconselha: "só quando não é possível alcançar os níveis de vitaminas por meio de alimentação é que a suplementação se torna necessária. Isso reduz possíveis eventos adversos associados ao consumo de suplementos vitamínicos". 

Funções dos nutrientes 

O consumo adequado de nutrientes é vital para a manutenção da saúde e a prevenção de doenças. “A vitamina A é essencial para a visão noturna, auxiliando na adaptação dos olhos a mudança de iluminação do ambiente, além de participar do desenvolvimento dos ossos e da pele. A vitamina D auxilia na absorção do cálcio e previne doenças ósseas, enquanto a vitamina K é importante para a coagulação sanguínea. Já as vitaminas hidrossolúveis, como as vitaminas do complexo B, atuam em muitos processos metabólicos, auxiliando na produção e no armazenamento de energia, além de serem utilizadas na produção de hormônios, enquanto a vitamina C é antioxidante e é importante para a cicatrização de feridas, a integridade das mucosas e a absorção do Ferro”, explica Lima.  

Saiba o que é o AIT, doença que acometeu Renato Aragão

A melhor forma de ingerir vitaminas é através de alimentos coloridos, pois eles possuem uma variedade de nutrientes, tornando a alimentação mais equilibrada e saudável. 

O docente ressalta que os alimentos de origem vegetal são ótimas fontes de vitaminas, por isso é ideal combinar a maior variedade de cores possíveis. “Os vegetais de coloração verde são excelentes fontes das vitaminas C, K e ácido fólico; já os alaranjados são fontes de vitamina C e de betacaroteno; já os vermelhos, violetas e brancos são excelentes fontes de antioxidantes. Alimentos de origem animal são fontes de vitaminas do complexo B, além das vitaminas D e E.” 

Tendo isso em vista, o coordenador do curso de Nutrição não aconselha a substituição de legumes, frutas e verduras por suplementação vitamínica. “O ideal é que as vitaminas sejam consumidas no contexto de uma alimentação saudável, portanto, através da ingestão adequada de frutas, legumes e verduras. O uso de suplementos, embora pareça ser atrativo, devido à alegação de que trarão benefícios à saúde e prevenirão doenças, deve ser evitado e apenas recomendado quando as necessidades não puderem ser alcançadas através da alimentação.” 

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI