00:00
21° | Nublado

Máscara já
O vírus da COVID-19 pode ser transmitido através da respiração

As máscaras faciais de tecido são um meio de ajudar quem é portador do vírus e não sabe, a evitar a transmissão para outras pessoas (Crédito de foto: Reprodução)

Publicado em 08/05/2020

Pelo fato de vários estudos confirmarem que a transmissão do SARS-CoV-2 pode se dar através da respiração normal, o governo federal e o Ministério da Saúde modificaram as recomendações e passaram a recomendar fortemente o uso de máscaras para todas as pessoas quando estiverem em público.

O SARS-CoV-2, o vírus que causa a doença do novo coronavírus (COVID-19), pode sofrer aerossolização através da respiração normal, de acordo com um artigo publicado por um comitê das academias nacionais de ciências de medicina e engenharia dos Estados Unidos. O artigo, enviado para o gabinete de política de Ciência e Tecnologia da Casa Branca, cita vários estudos indicando a presença do coronavírus em aerossóis.

Em um destes estudos, amostras de ar coletadas a mais de 30 cm de duas pessoas, em uma sala de isolamento por COVID-19, testaram positivas para RNA SARS-CoV-2. Em outro estudo, pacientes com coronavírus sazonais (outros que não os SARS-CoV-2) foram randomizados para exalar a respiração com ou sem máscara facial. O RNA viral foi detectado em 40% dos aerossóis e 30% das gotículas respiratórias coletadas de participantes sem máscara facial. Todavia, em nenhum dos participantes usando máscara, as amostras detectaram a presença de vírus.

Os pesquisadores, baseando-se neste último estudo, comentam que o achado tem importantes implicações no controle da disseminação da COVID-19.

Dias depois de o artigo ser enviado à Casa Branca, o CDC, órgão controlador de doenças dos Estados Unidos, passou a recomendar que as pessoas, quando em público, usassem máscaras caseiras de tecido, especialmente em áreas onde há transmissão significativa da doença. A agência citou que há uma crescente evidência de que pessoas infectadas assintomáticas transmitam a doença, e ressalta que as máscaras faciais de tecido são um meio de ajudar quem é portador do vírus e não sabe, a evitar a transmissão para outras pessoas. O CDC está ensinando, em seu website, como fazer e usar as máscaras caseiras de tecido.

Separadamente, um artigo do jornal The New York Times avalia evidências de quais materiais podem melhor filtrar o vírus, e cita fronhas de travesseiros e flanelas de pijamas, entre outros. O mesmo cita o conselho de um anestesista que estudou as máscaras caseiras: “segure a máscara de frente para uma luz clara. Se a luz passar fácil através das fibras do tecido e você quase conseguir ver as suas fibras, ela não é uma boa máscara. Se o material for mais espesso e que a luz não passe através dele, esse é o ideal para você usar para a fabricação da sua máscara”.


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?