00:00
21° | Nublado

Mulheres são mais suscetíveis a desenvolver diabetes

O diabetes é decorrente da falta da produção de insulina. (Crédito da foto: Pixabay) ***Clique para Ampliar a foto

Publicado em 20/03/2024

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), existem hoje no Brasil mais de 15 milhões de pessoas vivendo com diabetes. A previsão até 2030, esse número suba para mais de 19 milhões. Outro fator alarmante da doença é ser muito mais prevalente na população feminina, chegando a atingir 57% das mulheres.

O endocrinologista e docente do Instituto de Educação Médica (Idomed), Alexandre Silva, explica que nos últimos 15 anos, foi registrado um aumento de 54% nos diagnósticos de diabetes em mulheres. “Contribui para isso o fato de que as mulheres buscam mais os serviços de saúde, o que aumenta a chance de diagnóstico precoce”.

O diabetes é uma síndrome metabólica decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos, o que provoca aumento da taxa de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente. Ele pode ser provocado por diversos fatores como idade, excesso de peso, sedentarismo, hipertensão arterial, histórico familiar e alterações nas taxas de colesterol e triglicérides sanguíneos.

Na gestação

Na gestação, a diabetes afeta aproximadamente 15% das gestantes em todo o mundo, sendo uma das complicações médicas mais comuns da gravidez segundo o IDF. “Alterações no corpo podem resultar em hipoglicemia de jejum, catabolismo exagerada de moléculas de lipídios e aumento progressivo de resistência insulínica, esta última devido principalmente à ação de hormônios contrainsulínicos, como o lactogênio placentário e estrogênio, mais elevados na gestante e que reduzem o efeito da insulina, estimulando uma maior produção desta", explica o docente do IDOMED

As mulheres com diabetes que planejam engravidar devem reforçar seu tratamento como parte do planejamento pré-concepcional. “Elas devem controlar seus níveis glicêmicos, o que inclui tomada correta dos medicamentos, atividades físicas regulares, dieta saudável com baixa ingestão de carboidratos e consultas médicas regulares. Isso diminuirá o risco de complicações tanto para o feto quanto para a gestante”, explica Dr. Alexandre Silva, acrescentando que o problema pode acabar logo após o parto, mas é importante que as mulheres façam um novo teste de sobrecarga de glicose após seis semanas do parto.

Da redação

Fonte: All Press

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp