00:00
21° | Nublado

Peso corporal X Covid-19: quilos em excesso aumentam o risco de desenvolver a forma grave da doença

Foto: Reprodução

Publicado em 16/10/2020

Uns quilos a mais podem aumentar o risco de desenvolver a forma grave da Covid-19. Mesmo pessoas que não são obesas, mas que estão com alguns quilos de peso a mais, podem apresentar um risco aumentado de desenvolver a forma grave da doença, conforme relatório publicado pelo CDC (Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos). Os americanos obesos correm mais risco se eles forem infectados pelo coronavírus. 

Enquanto 40% da população adulta dos Estados Unidos é formada por pessoas obesas, outros 32% apresentam sobrepeso. Então, três quartos da população adulta dos Estados Unidos têm risco aumentado de desenvolver a forma grave da Covid-19 se forem infectados.

O CDC recomenda que mudanças no estilo de vida, com uma dieta com alimentos saudáveis, atividade física e quantidade suficiente de sono, podem ajudar a prevenir muitas doenças, inclusive a Covid-19.

Condições médicas para as quais existe alguma evidência de risco aumentado da forma grave da Covid-19 são a asma brônquica, a doença cérebro vascular e a fibrose cística, conforme relato do CDC. Outras condições com fortes evidências de risco aumentado incluem o câncer, doença renal crônica, doenças cardíacas e anemia falciforme.

O sobrepeso e a obesidade são definidos pelo índice de massa corpora (IMC)l, que é uma relação entre o peso e a altura da pessoa. As pessoas que possuem um índice de massa corporal entre 18,5 e 24,9 são consideradas como pessoas saudáveis, com peso dentro da faixa ideal. Aquelas que possuem um índice de massa corporal entre 25 e trinta são consideradas como portadoras de sobrepeso. E as pessoas obesas são aquelas que possuem o índice de massa corporal acima de 30. 

Em uma revisão de 75 estudos publicados no mês de agosto, foi mostrado que as pessoas obesas têm um risco duas vezes maior de serem hospitalizadas com Covid-19, quando comparadas com pessoas que estão na faixa do sobrepeso ou do peso saudável. Além disso, os obesos também mostram um risco duas vezes maior de evoluir com quadro que necessitam de tratamento em UTI.

Atividade física, a qual tem sido nos últimos anos extensivamente estudada, reduz o risco de desenvolver algumas doenças crônicas ligadas ao excesso de peso, como o diabetes e a pressão alta. Ela pode ajudar a reduzir o peso corporal mantendo o indivíduo dentro da faixa ideal, o que pode reduzir também o risco de desenvolver a forma grave da Covid-19.


 


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?