00:00
21° | Nublado

O que é o novo coronavírus?
O que você precisa saber sobre prevenção, transmissão e tratamento

Cientistas estão solicitando o vírus desenvolvido em laboratório para tentar fabricar uma vacina contra o vírus (Foto: Reprodução)

Publicado em 18/02/2020

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus - o nCoV-2019 -, foi descoberto em 31 de dezembro de 2019 após alguns casos registrados na China, porém, os primeiros coronavírus humanos foram identificados em meados da década de 1960. A maioria das pessoas se infectam com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.

O novo agente do coronavírus, chamado de novo coronavírus, está mobilizando organismos internacionais e a comunidade científica na busca por respostas sobre prevenção, transmissão e tratamento. Alguns coronavírus podem causar doenças graves, como a síndrome respiratória aguda grave e a síndrome respiratória do Oriente Médio.

O que está sendo feito no Brasil? O Ministério da Saúde está ativando um Grupo de Trabalho Interministerial de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e Internacional. A medida faz parte das ações preventivas do governo nacional para enfrentar o novo coronavírus, se um caso for confirmado no país. O Ministério da Saúde tem realizado o monitoramento diário da situação junto à Organização Mundial da Saúde (OMS), que acompanha o assunto desde as primeiras notificações em 31 de dezembro do ano passado. 

Como o novo coronavírus é transmitido? Já há evidências de que o vírus é transmitido de pessoa para pessoa, todavia não se sabe bem se é através da respiração ou de qualquer contato entre indivíduos.

Saiba mais:

Como é feito o diagnóstico da doença?

A confirmação é feita através do crescimento do vírus em meios de cultura.

Como é feito o tratamento?

O tratamento é apenas de suporte para controle das complicações respiratórias, pois ainda não há um medicamento para combater o vírus.

Já há alguma vacina?

Os cientistas chineses já conseguiram desenvolver o vírus em laboratório. Com isso, torna-se possível o desenvolvimento de uma vacina efetiva. Até o momento, esse material encontra-se disponível apenas para uma seleta comunidade científica chinesa. Porém, cientistas do mundo todo estão solicitando o vírus desenvolvido em laboratório para tentar fabricar uma vacina e evitar que a doença se alastre.

 


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?