00:00
21° | Nublado

Por que a osteoporose é uma doença silenciosa?
Segundo a International Osteoporosis, a doença atinge cerca de 9 milhões no Brasil

A osteoporose pode afetar homens e mulheres acima dos 65 anos,(Crédito da foto: Divulgação / Freepik)

Publicado em 29/03/2024

A osteoporose é uma doença assintomática, na qual os ossos se tornam mais porosos e menos resistentes. Normalmente, os ossos passam por um processo contínuo de remodelação, no qual o tecido ósseo antigo é substituído por novo. No entanto, em casos de osteoporose, esse processo fica desequilibrado.

“O osso tem um peso, uma densidade, e a osteoporose se caracteriza pela perda de massa óssea e deterioração da qualidade dos ossos", explica o Dr. Lafayette Lage, ortopedista e traumatologista, introdutor no Brasil da artroscopia do quadril em 1993 e, também, um dos pioneiros na cirurgia de Resurfacing.

A osteoporose é mais comum em mulheres após a menopausa, devido a diminuição dos níveis de estrogênio, um hormônio que ajuda a manter a densidade óssea. No entanto, também pode afetar homens e mulheres em idades mais avançada, normalmente acima dos 65 anos, devido ao envelhecimento natura do corpo.

Sintomas

A osteoporose é uma doença silenciosa. Normalmente, o paciente descobre o diagnóstico após sofrer algum tipo de fratura, geralmente, em áreas como o quadril, coluna vertebral ou punho, explica o Dr. Lafayette.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da osteoporose segue protocolo com base na avaliação clínica, exames de imagens e laboratoriais. É durante a consulta médica, que o especialista realiza perguntas a fim de identificar o histórico familiar do paciente, fraturas ósseas anteriores, bem como o uso de medicamentos que possam afetar à saúde dos ossos.

Geralmente, o tratamento é realizado por meio de suplementos nutricionais, a exemplo de cálcio e vitamina D, mudanças no estilo devida, bem como a indicação de exercícios físicos para fortalecer ossos e melhorar o equilíbrio.

Prevenção

A prevenção da osteoporose deve começar desde cedo. É importante que os pais estimulem a ingestão e alimentos ricos em cálcio desde os primeiros anos de vida da criança e durante a fase da adolescência.

Ao adotar um estilo de vida saudável que inclua uma dieta balanceada, exercícios regulares hábitos saudáveis, é possível reduzir significativamente o risco de desenvolver osteoporose e manter a saúde óssea ao longo da vida.

 

 

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Fonte: International Osteoporosis Foundation

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045