00:00
21° | Nublado

Qual a dieta ideal para a saúde da sua pele?
Conheça os nutrientes essenciais e saiba como eles atuam para promover hidratação e elasticidade cutânea

Nutritotal apresenta quatro dicas para cuidados com a pele (Crédito da foto: Divulgação / NutriTotal)

Publicado em 29/03/2024

Mesmo diante do processo natural de envelhecimento, uma alimentação saudável tem grande potencial na prevenção e no combate aos sinais do envelhecimento do maior órgão do corpo. Bons nutrientes compõem a dieta ideal para sua pele, atuando na hidratação, elasticidade e resistência cutânea.

Alguns dos compostos que desempenham mais ativamente esse papel são as proteínas, os ácidos graxos essenciais e as vitaminas que têm a capacidade de nutrir a pele de dentro para fora. Saiba mais sobre como eles agem

A proteína: colágeno

O colágeno é uma das proteínas mais abundantes no organismo, mas, conforme envelhecemos, seu estoque vai diminuindo, o que leva ao aparecimento das rugas e à diminuição da elasticidade da pele.

De nada adianta suplementar colágeno se o restante da nutrição não está em dia. A dieta ideal para a sua pele pode até incluir a suplementação, mas deve também conter todos os demais nutrientes necessários para a saúde. Inclusive, para observar efeitos na suplementação de colágeno, é preciso manter uma hidratação adequada e inserir fontes de vitamina C na alimentação.

O ácido graxo essencial: ômega-3

Além de agir à favor do colágeno, contribuindo para o aumento das fibras elásticas na pele, o ômega-3 possui uma importante ação anti-inflamatória, prevenindo manifestações indesejadas na sua pele.

Ele é um ácido graxo essencial que pode ser encontrado em peixes gordurosos como salmão, sardinha e atum e algumas fontes vegetais. Então, vale apostar em colocar essas fontes ao menos uma vez por semana no seu prato.

As vitaminas: A, C, D e E

As vitaminas A, C, D e E devem fazer parte da dieta ideal para sua pele porque possuem ação antioxidante, ou seja, combatem os radicais livres produzidos pela exposição aos raios ultravioletas (UV), prevenindo o envelhecimento celular e, consequentemente, o envelhecimento da pele.

Vale destacar que os carotenoides, pigmentos encontrados em alimentos como peixes, frutos do mar, ovos e vegetais verde-escuros e alaranjados, e que são precursores de vitamina A, também agem na saúde da pele, promovendo a deposição de novo colágeno e prevenindo a sua degradação.

Probióticos

Além das vitaminas, proteínas e ácidos graxos essenciais, existe um tipo de alimento que também pode compor a dieta ideal para sua pele: os probióticos. Essas bactérias vivas encontradas em alimentos como iogurte, kefir, kombuchá e pasta de missô contribuem para a saúde da pele, através da melhora da absorção de nutrientes pelo intestino.

Outra capacidade que vem sendo estudada sobre os probióticos, principalmente do Lactobacillus acidophilus, são os possíveis mecanismos de ação sobre proteção da pele contra danos oxidativos e raios UV.

 

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Fonte: NutriTotal

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045