00:00
21° | Nublado

Recomendações atuais sobre a hipertensão arterial

Foto: Reprodução

Publicado em 07/05/2021

A hipertensão arterial sistêmica afeta hoje cerca de 45% da população adulta dos Estados Unidos, e é a condição patológica mais comumente diagnosticada nos consultórios médicos. No Brasil, estes dados são equivalentes. A hipertensão arterial é um grande fator de risco para o desenvolvimento de insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, AVC e doença renal crônica.

A revista JAMA publicou neste ano de 2021, um estudo da USPSTF que avaliou os benefícios e os riscos de se fazer uma varredura para pesquisa de hipertensão arterial em adultos, a acurácia das medidas de pressão realizadas nos consultórios médicos e a acurácia de vários métodos de medidas de pressão arterial. Foram examinados indivíduos adultos com mais de 18 anos de idade, sem história de hipertensão arterial.

A USPSTF concluiu após a avaliação, com alto grau de certeza, que a varredura para a hipertensão arterial em adultos tem um benefício líquido substancial.

A USPSTF recomenda a varredura para pesquisa de hipertensão arterial em adultos acima de 18 anos de idade, em consulta de rotina no consultório médico. Recomenda ainda obter as medidas da pressão arterial fora do consultório médico para confirmação diagnóstica, antes de ser iniciado um tratamento.

A varredura para pesquisa de hipertensão arterial sistêmica na população deve ser realizada com medidas da pressão arterial no consultório médico. No caso de suspeita de diagnóstico de hipertensão arterial, deve ser feita uma confirmação do diagnóstico de hipertensão, fora do consultório médico, antes de ser iniciado o tratamento.

Métodos que podem ser utilizados para medir a pressão arterial fora do consultório médico:

Monitoramento ambulatorial da pressão arterial (MAPA): as pessoas utilizam um aparelho portátil programado que automaticamente vai medindo a pressão arterial, geralmente a cada 20 a 30 minutos de intervalo durante 24 horas, enquanto os pacientes vão ter as suas atividades normais de trabalho, lazer e durante o sono.

Monitoramento residencial da pressão arterial: as pessoas medem a sua própria pressão arterial em casa com um aparelho digital automatizado. As medidas são tomadas com uma frequência bem menor do que a MAPA, uma ou duas vezes ao dia, ainda que possa ser por um período significativamente maior do que 24 horas.

As medidas da pressão arterial devem ser realizadas na artéria braquial (braço direito ou esquerdo), com um aparelho de pressão validado, em posição sentada, após 5 minutos de repouso.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?