00:00
21° | Nublado

Recomendações sobre testes para a COVID-19

Foto: Reprodução

Publicado em 17/06/2020

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos divulgou recomendações consolidadas para quem deve fazer os testes para a Covid-19, incluindo diretrizes provisórias para residentes em casas de repouso e profissionais de saúde, bem como opções de estratégia de teste para locais de trabalho de infraestrutura crítica de alta densidade após um caso do vírus ser identificado.

As recomendações sobre quem deve fazer os testes para infecção pela Covid-19 ou SARS-CoV-2, foram desenvolvidas com base no que é conhecido atualmente sobre a doença e estão sujeitas a alterações à medida que informações adicionais se tornam disponíveis.

Aqui está um resumo das recomendações atuais do CDC, para quem deve fazer os testes:

- Deve-se testar as pessoas que apresentem sinais ou sintomas da Covid-19;

- As que não apresentam sintomas, mas recentemente tiveram contato com alguém conhecido ou suspeito de ter a Covid-19;

- Não apresentam sintomas e não tiveram contato com alguém conhecido ou com suspeita de ter Covid-19, mas ainda assim podem ser testadas para identificação precoce em situações especiais;

- Confirmaram ter tido a Covid-19, mas não mais apresentam sintomas;

- Podem ser testadas por indicação de funcionários de saúde pública, para rastrear a propagação do vírus.

As diretrizes de teste para casas de repouso são uma adição importante a outras recomendações de prevenção e controle da infecção, destinadas a manter a Covid-19 fora dos lares de idosos (bem como outras instalações de cuidados de longo prazo), detectando casos rapidamente se eles ocorrerem e interrompendo a transmissão adicional nessas instalações.

Os residentes de lar de idosos correm alto risco de infecção, doença grave e morte pela doença. As orientações incluem recomendações contra fazer o teste do mesmo indivíduo mais de uma vez em um período de 24 horas; consideração para testar residentes destas casas com sintomas para outras causas de doenças respiratórias, como influenza; e coordenação de testes repetidos em resposta a novos surtos.

Surtos da doença entre trabalhadores em instalações de produção de alimentos e comunidades vizinhas levantaram questões únicas sobre os testes para a Covid-19. Os empregadores de infraestrutura crítica têm a obrigação de gerenciar a continuação do trabalho da maneira que melhor proteja a saúde de seus trabalhadores e do público em geral. Proteções apropriadas no local de trabalho, como controles de engenharia e administrativos, devem ser disponibilizadas para aqueles que atuam no local de trabalho.


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?