00:00
21° | Nublado

Saiba o que é o AIT, doença que acometeu Renato Aragão

Renato Aragão foi internado após sofrer um Ataque Isquêmico Transitório - Foto: Instagram/@renatoaragão / Reprodução **Clique para ampliar

Publicado em 09/12/2022

Nesta semana, o ator Renato Aragão, 87, conhecido como "Didi", foi internado às pressas no hospital após sofrer um acidente isquêmico transitório (AIT).

Um AIT é conhecido como um "mini-AVC", por ser muito semelhante ao acidente vascular cerebral. Trata-se de um bloqueio arterial temporário no cérebro e pode trazer sequelas.

Saiba mais sobre a condição:

O que é ataque isquêmico transitório?

O ataque isquêmico Transitório (AIT) é quando uma artéria cerebral entope ou se rompe e há um déficit neurológico decorrente dessa isquemia (entupimento) ou hemorragia. A grande diferença entre o AIT e o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é que o tempo de estabilização e reversão do déficit neurológico é de até 24 horas. O AIT é considerado um dos principais fatores de risco para o AVC.

Causas do ataque isquêmico transitório 

As causas mais comuns do AIT são a presença de coágulos de sangue que bloqueiam temporariamente o fluxo sanguíneo para o cérebro. Este coágulo pode ser decorrente de alguns motivos: danos arteriais decorrentes de colesterol alto (aterosclerose), pressão arterial elevada, e a formação de coágulos no coração, decorrentes de infarto recente ou anomalias cardíacas, que viajam através da corrente sanguínea para o cérebro. 

Sintomas do ataque isquêmico transitório

O ataque isquêmico transitório acontece de repente e dura de 2 a 30 minutos. Os sintomas dependem do tempo em que o cérebro deixa de receber sangue e oxigênio e podem ser: perda de sensibilidade no braço, perna ou outra parte do corpo, enjoo, fala enrolada, dificuldade de expressão, incontinência urinária, desequilíbrio, síncope, paralisia nos membros inferiores e superiores e visão dupla.

Tratamento do ataque Isquêmico transitório

O ataque isquêmico transitório tem cura e o tratamento depende da causa. Os tratamentos mais comuns são através de medicações anticoagulantes e antiplaquetárias, através da endarterectomia, cirurgia que retira os depósitos de gordura (placas ateroscleróticas) das artérias; e a angioplastia, que consiste na implantação de um stent ou um balão para desobstruir a artéria afetada.

O paciente que sofreu um AIT deve ficar em constante observação médica, já que este é um dos principais fatores de risco para o AVC.

Fonte: Rede D`Or

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI