00:00
21° | Nublado

Suplementação para câncer e doenças cardiovasculares é uma boa? Confira!

As novas recomendações vêm para atualizar as recomendações publicadas em 2014, com relação aos benefícios e aos riscos da suplementação dietética com minerais e polivitamínico (Foto: Reprodução/Internet) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 08/07/2022

Foram publicadas recentemente na revista JAMA, as recomendações da US Preventive Services Task Force (USPSTF), com relação à suplementação vitamínica, mineral e polivitamínica para prevenir doenças cardiovasculares e câncer.

De acordo com dados da National Health and Nutrition Examination Survey, 52% dos adultos americanos pesquisados relataram o uso de pelo menos um suplemento dietético nos últimos 30 dias e 31% relataram usar um suplemento multivitamínico-mineral. A razão mais comum citada para justificar o uso destes suplementos foi para ter um bom estado de saúde e bem-estar, e para preencher a falta destes nutrientes na dieta.

As doenças cardiovasculares e o câncer são as duas maiores causas de morte nos Estados Unidos. Somando as duas causas, elas respondem por cerca de metade de todas as mortes naquele país a cada ano. A inflamação e o estresse oxidativo têm sido reconhecidos por desempenhar algum papel no aparecimento de doenças cardiovasculares e câncer, e os suplementos dietéticos podem ter efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.

As novas recomendações da USPSTF vêm para atualizar as recomendações publicadas em 2014, com relação aos benefícios e aos riscos da suplementação dietética com minerais e polivitamínicos. A USPSTF conclui com um grau de certeza moderado, que os perigos da suplementação com betacaroteno superam os benefícios para a prevenção de doenças cardiovasculares ou câncer. 

A USPSTF também conclui com um grau de certeza moderado, que não há comprovação de que exista algum benefício na suplementação com vitamina “E” para a prevenção de doenças cardiovasculares ou câncer.

A USPSTF conclui que as evidências são insuficientes para determinar o balanço de benefícios e perigos da suplementação com polivitamínicos para a prevenção de doenças cardiovasculares ou câncer. Sendo assim, a USPSTF não recomenda o uso de betacaroteno ou vitamina E para a prevenção de doenças cardiovasculares ou câncer.

Existem evidências de que os betacarotenos estão relacionados com um risco pequeno de causarem câncer de pulmão em pessoas com risco aumentado para esta doença.

Existem evidências de que a vitamina E pode estar relacionada com riscos pequenos de complicações no nosso organismo.

Existem evidências de que os polivitamínicos podem estar relacionados com riscos pequenos de complicações no nosso organismo.

JAMA. 2022;327(23):2326-2333. doi:10.1001/jama.2022.8970

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?